Detran alerta sobre mensagens falsas que prometem CNH sem aulas ou provas
No caso do uso de documento falso, a previsão é de 2 a 6 anos de prisão, reforça a Delegacia de Trânsito
Nesta quarta-feira (24), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu um alerta à população sobre mensagens falsas que circulam pelo Whatsapp, que seguram a possibilidade de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem a necessidade de aulas, exames ou provas.
Um caso recente, ocorrido ontem (23), reforçou a gravidade dessa situação. Um homem procurou a Sede do Detran e alegou estar com dificuldades de renovar sua CNH. Durante o atendimento, os servidores constataram a inexistência de informações sobre o condutor no sistema. Após uma investigação mais detalhada, descobriu-se que o cidadão nunca havia tirado a habilitação e apresentou um documento falso às autoridades.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Trânsito, onde foi autuado em flagrante e submetido à audiência de custódia na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).
O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando dos Santos, ressaltou que não há possibilidade alguma de obter a CNH sem cumprir as exigências legais. Ele também alerta que aqueles que prometem facilidades estão envolvidos em atividades ilegais, com possibilidade de oferecer documentos falsos.
Já o delegado Titular da Delegacia de Trânsito, Carlos Eduardo Trevelin Millan, destaca as implicações criminais do uso de documentos falsos, com 2 a 6 anos de prisão. “A orientação é procurar uma autoescola credenciada e seguir os procedimentos legais. Em caso de suspeita, é recomendado comunicar o órgão de trânsito ou a Polícia, ressaltando a importância de sempre desconfiar de facilidades duvidosas”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.