ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Detran busca saída para reduzir fila por habilitação que chega a 57 mil em MS

De acordo com o órgão, a situação agravou durante a pandemia, que esticou o processo de primeira habilitação

Por Jhefferson Gamarra | 28/09/2023 15:55
Caminhões de autoescola durante processo de balizamento no Detran (Foto: Henrique Kawaminami)
Caminhões de autoescola durante processo de balizamento no Detran (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul enfrenta um desafio logístico no que diz respeito à obtenção da primeira habilitação. Com aproximadamente 57,3 mil processos em andamento, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está implementando uma série de medidas para reduzir essa fila e garantir que os candidatos possam obter suas carteiras de motorista de maneira mais eficiente.

De acordo com o órgão, a situação se agravou devido à pandemia de covid-19, que levou ao adiamento de prazos por duas vezes pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), estendendo a data de conclusão desses processos para 31 de dezembro de 2023. Normalmente, o processo de primeira habilitação tem validade de apenas 1 ano.

Dos processos iniciados pelo Detran-MS em 2023, cerca de 7,2 mil estão na fase de agendamento do exame prático da categoria A (moto), enquanto outros 10,2 mil estão na etapa de agendamento de exame prático na categoria B (carro). Além disso, mais de 20 mil processos iniciados entre os anos de 2019 a 2022 estão parados na etapa do exame prático, sendo 10,5 mil para a categoria B e 9,6 mil para a categoria A.

Diante deste cenário, o Detran-MS tem feito um apelo aos CFCs (Centro de Formação de Condutores) desde o início do ano para que programem antecipadamente o atendimento dos alunos. Segundo Lina Zeinab, chefe da Divisão de Exames, "rotineiramente sobravam vagas, inclusive quando disponibilizadas aos sábados".

No entanto, a demanda por vagas tem sido menor do que o esperado em algumas ocasiões. No último mês, por exemplo, 31% das 240 vagas disponibilizadas em sábados dos meses de junho e julho ficaram ociosas. O mesmo aconteceu na véspera do feriado de setembro, quando o Detran disponibilizou 870 vagas para realização do exame prático nos dias 4, 5 e 6, mas 232 vagas não foram preenchidas.

Para atender à crescente demanda e garantir que mais candidatos possam realizar seus exames práticos, o Detran-MS implementou diversas medidas. Uma delas foi a alteração da regra de limitação de agendamento por veículo, que passou de 10 para 13 alunos por carro e por período, ampliando assim o volume de exames permitidos.

Atualmente, são disponibilizadas semanalmente em média mil vagas para exame prático na Capital, abertas toda sexta-feira para agendamento dos CFCs. Esse número pode ser ajustado de acordo com a disponibilidade da equipe de examinadores.

Além disso, o Detran-MS planeja oferecer vagas para todos os sábados no período matutino e vespertino nos meses de outubro, novembro e dezembro. Nas semanas em que não houver deslocamento da banca examinadora para atendimento no interior, serão realizados mutirões de atendimento na Capital, com previsão de disponibilização de 300 vagas por dia. O objetivo é acelerar a conclusão dos processos em andamento.

Para auxiliar os CFCs na programação e organização dos candidatos, o Detran-MS divulgou um calendário de aplicação de exames práticos de categoria B aos sábados. As datas incluem os meses de outubro, novembro e dezembro, proporcionando um planejamento mais eficaz para os centros de formação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias