Detran e Tribunal de Justiça assinam termo para acelerar leilões em MS
O evento teve a participação de diversas autoridades e especialistas do trânsito de todo o Brasil
O 77º Encontro Nacional dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) teve a abertura nesta quarta-feira (30) no Auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento teve a participação de diversas autoridades e especialistas do trânsito de todo o Brasil. Dentre os principais pontos abordados na reunião, foi assinado um termo de cooperação que pretende acelerar o procedimento para leilões de veículos no Estado.
O termo de cooperação entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Detran-MS deu a destinação para a racionalização do procedimento de retirada de restrição judicial nos processos cíveis de competência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nos veículos apreendidos administrativamente pelo órgão.
A iniciativa, inédita no Brasil, dará agilidade na realização de leilão, de forma imediata, de mais de 2.630 veículos apreendidos que possuem restrição do TJMS. A previsão do Detran-MS é de que, a longo prazo, 15 mil veículos possam ser encaminhados para leilão no Estado.
O vice-presidente do TJMS, Renato Pavan, comemorou a assinatura do termo. Ele explicou ainda que isso dará maior rapidez.
O encontro teve abertura e encerramento com a apresentação de artista local declamando poesia e tocando berrante. No final do evento, também foi cantada a música "O Que É o Que é" de Gonzaguinha.
Durante o debate, foram passados dois vídeos, o primeiro destacando os aspectos físicos e culturais de Mato Grosso do Sul e o segundo abordando as inovações do Detran estadual. Dentre os presentes na mesa do auditório estavam o vice-governador José Carlos Barbosa (PP); o diretor-presidente do Detran-MS Rudel Trindade e o secretário nacional de trânsito Adroaldo Catão.
Um ponto destacado foi a agência 100% digital do Detran, que atende cerca de 18 mil pessoas por mês. Além disso, o Estado teve a primeira transferência de veículo digitalmente.
Avaliação nacional - O representante da AND (Associação Nacional dos Detrans), Janielson Oliveira, disse que o Estado encontrou a revolução tecnológica. Já Adroaldo Catão disse que se emocionou com as mídias apresentadas. Ele destacou que a inovação da agência digital não pretende causar demissões.
Outro destaque dito no encontro é que o Detran deve renovar o Renaest (portal de estatísticas do trânsito no Brasil). "Hoje não é um sistema tão confiável, estamos trabalhando para mudar".
O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, ficou honrado de receber várias autoridades de trânsito do Brasil. "Receber todos os Detrans do país tem por objetivo apresentar os avanços de MS e o investimento em segurança".
Próxima agenda - A semana nacional do trânsito está prevista para começar no dia 18 de setembro. Porém, o Encontro dos Detrans continua com palestras e divulgação de materiais no Hotel Deville a partir desta sexta-feira (31). Ele fica localizado na Avenida Mato Grosso, nº 4.250, no bairro Carandá Bosque.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.