ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Eleições fecham a fronteira entre Corumbá e Porto Quijarro

Bolivianos vão escolher 19 dos 26 juízes que compõem os principais tribunais do país

Por Gustavo Bonotto | 14/12/2024 18:53
Cartão de votação usado nas eleições judiciárias da Bolívia, neste domingo (15). (Foto: Reprodução/El Deber)
Cartão de votação usado nas eleições judiciárias da Bolívia, neste domingo (15). (Foto: Reprodução/El Deber)

A fronteira entre Corumbá e Porto Quijarro, município boliviano a 428 quilômetros de Campo Grande, será fechada neste domingo (15) devido às eleições judiciais no país. Mais de 7,3 milhões de eleitores bolivianos irão às urnas para escolher 19 dos 26 juízes que compõem os principais tribunais do país, como o Supremo Tribunal de Justiça, o Tribunal Constitucional, o Tribunal Agroambiental e o Conselho da Magistratura.

Conforme o jornal El Deber, o fechamento da fronteira está programado para a madrugada de domingo. Durante o período de votação, veículos não autorizados terão a circulação restrita, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral boliviano.

As eleições acontecem após um processo conturbado, marcado pelo adiamento de convocatórias e pela prorrogação dos mandatos dos magistrados que deveriam ter deixado seus cargos. Desde 2011, a Bolívia é o único país no mundo onde os cidadãos votam diretamente para eleger altos magistrados.

Nesta terceira eleição judicial, os eleitores escolherão entre mais de 90 candidatos, previamente selecionados pelo Parlamento boliviano. O pleito deveria ter ocorrido em 2023, mas foi adiado várias vezes. Nas eleições anteriores, realizadas em 2011 e 2017, a maioria dos votos foi nulo, em protesto contra a ligação dos candidatos ao partido governista.

O voto é obrigatório na Bolívia, e quem não comparecer às urnas estará sujeito a uma multa de 500 bolivianos (cerca de R$ 450), além de restrições como a impossibilidade de realizar transações bancárias ou acessar documentos públicos. Para votar, o eleitor precisa apenas apresentar um documento de identificação válido.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias