Em fase de estudo para concessão, BRs 262 e 267 devem ser delegadas a MS em 2024
Estado pretende integrar rodovias à MS-040 em projeto de concessão privada, visando o escoamento de produção
Em evento com a presença do secretário-executivo do ministério dos Transportes, George Santoro, nesta terça-feira (19), o Governo de Mato Grosso do Sul reafirmou seu propósito de assumir a concessão das rodovias federais BR-262 e BR-267, em conjunto com a MS-040 para entrega à iniciativa privada até 2024. O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, informou que a avaliação de custos está em andamento e prevê sua conclusão no primeiro semestre do próximo ano.
"Precisamos da delegação da 262 e 267 para se unir à MS-040. Sozinhas, o mercado não absorve, correndo o risco de a 040 se tornar uma rota de fuga. Acredito que até o próximo ano isso esteja delegado ao Estado", afirmou Peluffo.
Ele destacou ainda que a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detone, lidera o levantamento dos dados necessários, enquanto a Seilog está encarregada dos custos operacionais. A previsão otimista é de ter o projeto pronto para apresentação no mercado por volta de junho ou julho.
Com uma extensão de 2.213 quilômetros, a BR-262 possui cerca de 700 quilômetros em solo sul-mato-grossense, ligando Três Lagoas à divisa com a Bolívia, passando por Campo Grande e alcançando o Pantanal em Corumbá. A concessão no estado se concentrará no trecho entre Campo Grande e Três Lagoas.
Já a BR-267, com aproximadamente 2 mil quilômetros ao total, dos quais 683 estão em MS, conecta Bataguassu à fronteira com o Paraguai, em Porto Murtinho, onde a ponte da Rota Bioceânica está em construção. A concessão prevista no estado será de Nova Alvorada do Sul a Bataguassu.
A integração dessas rodovias à MS-040, planejada para privatização de Santa Rita do Pardo a Brasilândia, é parte fundamental do projeto. Após a aprovação e delegação das rodovias ao estado, o governo planeja protocolar o pedido de concessão à Bolsa de Valores brasileira (B3) para a gestão privada.
"Mato Grosso do Sul é o único estado que busca assumir a concessão de rodovias federais, enquanto geralmente os outros estados pedem ao governo federal para assumir. Estamos sempre avançando positivamente nesse sentido, o que desperta grande interesse do governo federal devido à nossa experiência", concluiu Peluffo.
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