ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em MS, 7,9 mil precisam terminar processo de CNH até 31 de dezembro

Prazo foi estabelecido pelo Contran para processos iniciados durante a pandemia de covid-19 entre 2019 e 2022

Por Ana Paula Chuva | 14/12/2023 13:59
Carro de autoescola durante exame na sede do Detran em Campo Grande (Foto: Rachid Waqued | Governo de MS)
Carro de autoescola durante exame na sede do Detran em Campo Grande (Foto: Rachid Waqued | Governo de MS)

Em Mato Grosso do Sul, 7,9 mil pessoas podem perder seus processos de primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) caso não terminem os exames práticos até dia 31 de dezembro deste ano. O prazo foi estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para quem começou a emissão do documento durante a pandemia de covid-19, entre 2019 e 2022.

Segundo levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), das 7,9 mil pessoas estacionadas no exame prático para primeira habilitação nas categorias A e B, 3,9 mil são de Campo Grande. E, segundo o diretor de Habilitação do órgão, Luiz Fernando Ferreira, que estiver aprovado em uma delas terá a permissão expedida.

“Os candidatos que solicitaram a primeira habilitação nas categorias A e B, cujos processos vão vencer dia 31/12/2023, mas que estiverem aprovados em uma dessas categorias, terão a permissão para dirigir expedida automaticamente, desde que os exames médicos estejam dentro do prazo de validade necessária”, pontuou.

Ainda conforme o órgão, nos últimos seis meses, foram adotadas diversas medidas para ampliar a oferta de vagas para os exames práticos como mutirões, aumento das vagas durante a semana e a inclusão do sábado e feriados no cronograma dos agendamentos.

No entanto, em alguns mutirões, principalmente os que foram realizados em véspera de feriado, a procura foi muito abaixo do número de vagas disponíveis. No dia 4 de setembro, por exemplo, havia 300 oportunidades e apenas 54% foram preenchidas. Já no feriado de 15 de novembro, apenas 8% das 320 disponibilizadas.

O Detran também alinhou as demandas com os representantes dos CFCs (Centros de Formação de Condutores), como a mudança do horário para liberar agendamento de 9h para 17h e a unificação do exame prático de categoria A (moto) para quarta-feira de manhã, deixando a sexta-feira de manhã livre para aplicação de exame prático de categoria B (carro).

Em dezembro, o órgão manteve a oferta de vagas extras para os exames práticos ao sábado.  Com isso, no dia 16 serão abertas 300 oportunidades para a categoria B.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias