Em ranking nacional, Guia Lopes é a 26ª cidade com maior incidência de covid-19
Somente de ontem para hoje, município saltou de 52 para 62 confirmações da doença e é a maior incidência do Estado
Guia Lopes da Laguna, conforme os dados mais atualizados do Ministério da Saúde, é a 26ª cidade no Brasil com maior incidência de casos de covid-19 por cada 100 mil habitantes. Os números levam em conta a quantidade de casos registradas até ontem, 14 de maio e novo ranking só será atualizado na noite de hoje.
Na planilha do ministério, a incidência em Guia Lopes é de 525,5 casos a cada 100 mil habitantes, mesmo dado informado ontem pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) em boletim diário sobre o novo coronavírus. Hoje, segundo os números mais recentes, a incidência aumentou e chega a 616,5.
Em transmissão ao vivo no Facebook do governo do Estado, o secretário de saúde, Geraldo Resende apresentou este dado e sugeriu que “"Guia Lopes deve estar entre os 10 municípios no Brasil com maior incidência", avaliou.
Mesmo ainda não estando, a rapidez com que a cidade de quase 9,8 mil habitantes apresenta novos casos da doença é assustadora. Para se ter uma ideia, de ontem para hoje, foram novos 10 confirmações, saltando de 52 para 62. Ainda não foram registrados óbitos pela doença no município.
Das cidades brasileiras com maior incidência do novo coronavírus, 15 são do Amazonas, mas também aparecem cidades dos Estados de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná, Amapá, Ceará e Espírito Santo.
A segunda cidade sul-mato-grossense no ranking nacional de incidência de covid-19 é Brasilândia, na 359ª posição, com 126,3 casos a cada 100 mil habitantes – mesmo dado mantido para hoje pelos números do governo do Estado. A cidade tem 11.872 moradores.
De acordo com o boletim estadual da covid-19, Mato Grosso do Sul tem registrado um novo caso da doença a cada hora. São 479 confirmações e 14 mortes, resultando num índice de mortalidade que chega a 3%.