Empresa terá 120 dias para fazer túnel para passar hexatrem
A obra, de R$ 8,7 milhões, será feita na MS-388, entre Ribas e Camapuã

O Governo do Estado publicou hoje em Diário Oficial o extrato do contrato de R$ 8,7 milhões para a obra de construção de um túnel na MS-388, entre Ribas do Rio Pardo e Camapuã, para a passagem de hexatrens que transportam eucalipto. A obra será executada pela empresa Vale do Rio Novo Engenharia e Construções Ltda em um prazo de 120 dias.
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O Governo do Estado firmou contrato de R$ 8,7 milhões para construir um túnel na MS-388, entre Ribas do Rio Pardo e Camapuã, em 120 dias. A obra, executada pela Vale do Rio Novo Engenharia, permitirá a passagem segura de hexatrens carregados de eucalipto da Suzano, que não podem circular em rodovias comuns. A MS-388, em pavimentação, terá o túnel na entrada da BR-060 com a MS-357. Hexatrens, com 60 metros e capacidade de 200 toneladas, já transportam 30% da madeira para a fábrica de celulose da Suzano, com meta de 50%.
O edital para a obra foi lançado em outubro do ano passado. À época, a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) apontou a necessidade de criar a condição de travessia dos caminhões carregados de madeira da Suzano sem risco à segurança por quem trafega na rodovia estadual. A empresa tem uma fábrica de celulose que funciona desde a metade do ano passado em Ribas e suas florestas estão no entorno, em um raio de até 70 quilômetros.
Na publicação de hoje já consta uma nota de empenho no valor de R$ 4,8 milhões. Segundo a Agesul, a rodovia já contava com um ponto de travessia, mas diante da extensão das áreas de produção de madeira era preciso criar outra opção. A MS-388 é uma estrada em pavimentação, com 111,5 km, e a obra ocorrerá na região de entrada da BR-060 com a MS-357.
Os hexatrens têm 60 metros de comprimento, com seis semirreboques e capacidade de transportar até 200 toneladas de produto. Por serem muito extensos, são proibidos de transitar nas estradas comuns. Recentemente, a Suzano informou que cerca de 30% da madeira que chega para o processamento é transportada pelos hexatrens, com previsão de chegar a 50%. No final do ano, a empresa divulgou que tinha 13 caminhões desse porte na nova fábrica. São 47 nas unidades do País.
