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Cidades

Esquecidos, moradores de bairros isolados reclamam de não receberem mercadorias

Relatos de quem vive bem longe do Centro são de que as empresas evitam fazer entregas nos locais

Karine Alencar | 03/04/2022 07:41
Entregador no Bairro Chácara dos Poderes. (Foto: Kísie Ainoã)
Entregador no Bairro Chácara dos Poderes. (Foto: Kísie Ainoã)

Receber compras feitas pela internet, comprovante de luz e até cartões de crédito tem se tornado um desafio para moradores de bairros isolados de Campo Grande. Relatos de quem vive nestas regiões são de que as empresas evitam fazer entregas devido à longa distância.

No Chácara das Mansões, região sul de Campo Grande, quem recebe a maioria dos pedidos é a proprietária da loja de utilidades Casa Verde. Mês a mês, ela reúne as correspondências dos vizinhos de casas e chácaras que ficam nas proximidades, mas nem tudo chega até o estabelecimento, já que algumas empresas se recusam ir até lá.

"A gente recebe algumas contas para os vizinhos, mas pedido mesmo pela internet, a gente já desistiu de fazer, porque dependendo da compra, o frete é muito caro. Por conta da distância, eles jogam lá em cima. Na hora de finalizar, fica praticamente o valor do produto, aí tem que deixar para lá", revela Ana Lima, de 45 anos.

Ana Lima, proprietária da loja Casa Verde. (Foto: Kísie Ainoã)
Ana Lima, proprietária da loja Casa Verde. (Foto: Kísie Ainoã)

Ela conta ainda que quando precisa muito comprar algo para vender na loja, manda entregar no Centro da cidade. "Eu e meu esposo temos uma carretinha, eles deixam na casa da minha mãe e nós vamos lá buscar, principalmente quando é dos Correios, porque eles não vêm aqui", completou em seguida.

Para a dona de casa Sônia Ayala de 36 anos, que vai uma vez no mês até a venda de Ana, a situação não é muito diferente. "Quando chega correspondência, a gente vai buscar e nunca está lá, os cartões que pedimos também", desabafa aborrecida.

Quanto às compras pela internet, ela até fala que já desistiu, mas quando precisa, também coloca em outro endereço. "O jeito é pedir e mandar entregar na casa de um conhecido de confiança, mais no Centro da cidade. Como a gente já morou lá, tem sempre um lugar seguro", enfatiza.

Moradora do bairro há dois anos, Sônia Ayala. (Foto: Kísie Ainoã)
Moradora do bairro há dois anos, Sônia Ayala. (Foto: Kísie Ainoã)

No momento em que a equipe de reportagem percorria o Chácara dos Poderes, encontrou o entregador de uma empresa do Paraná.

Há 15 anos trabalhando com frete por todo País, o trabalhador de 53 anos, que não quis se identificar por medo de represálias, conta que é muito difícil fazer a rota nos bairros isolados. "Entre um destino e outro, sempre venho a Campo Grande. Vou confessar que se eu pudesse optar, não viria para esses bairros. As ruas são precárias e, às vezes, quando colocamos no mapa, não conseguimos encontrar, é uma dificuldade enorme, principalmente porque, às vezes, a rua é identificada por números", justifica.

Rua no Bairro Chácara dos Poderes. (Foto: Kísie Ainoã)
Rua no Bairro Chácara dos Poderes. (Foto: Kísie Ainoã)
Local onde moradores do Chácara dos Poderes recebem cartas. (Foto: Kísie Ainoã)
Local onde moradores do Chácara dos Poderes recebem cartas. (Foto: Kísie Ainoã)



Outro lado - Por meio da assessoria de imprensa, os Correios informaram que "para que um bairro conte com distribuição domiciliária, é necessário que este atenda aos requisitos da Portaria MCOM nº 2.729, de 28 de maio de 2021, que, dentre outros, enumera critérios como residências numeradas de forma ordenada, individualizada e única; caixas receptoras de correspondências instaladas e ruas sinalizadas com placas denominativas. A Chácara das Mansões e a Chácara dos Poderes não atendem integralmente às diretrizes estabelecidas mencionadas. Nos dois casos, o atendimento dos Correios é realizado via Caixa Postal Comunitária ou pela entrega interna nas agências de Correios mais próximas: Agência Moreninhas para objetos direcionados à Chácara das Mansões e Agência Coronel Antonino para a Chácara dos Poderes. Os objetos ficam disponíveis para retirada por um prazo definido em função da modalidade do serviço. Após os prazos mencionados, os objetos não procurados serão devolvidos aos remetentes".

A empresa também disponibiliza telefones para ocorrências específicas, como o 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e o 0800 725 7282 (demais localidades). Os clientes também pode fazer contato pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.

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