ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Estado garante investimento de R$ 4,8 milhões em startups

Parceria entre Sebrae e Fundect visa promover inovação em pequenos negócios

Guilherme Correia | 06/07/2023 11:59
Uma das salas do Living Lab MS, em Campo Grande, espaço onde são realizados os projetos de inovação. (Foto: Divulgação)
Uma das salas do Living Lab MS, em Campo Grande, espaço onde são realizados os projetos de inovação. (Foto: Divulgação)

Convênio entre Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) concede auxílio financeiro de R$ 4,825 milhões para bolsas na elaboração e execução do projeto Living Lab MS. O objetivo é desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação por startups e pequenos negócios em Mato Grosso do Sul.

A parceria também pretende fortalecer e promover a cultura de inovação no setor produtivo, público e privado, além de conectar os atores do ecossistema nacional e internacional – por meio de missões de internacionalização junto a empresários locais, por exemplo –, no intuito de compartilhar conhecimento e rede de atuação para o desenvolvimento local.

Em publicação feita pelo Sebrae-MS, o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, explica que a proposta é também conectar empresas com o setor acadêmico.

“Precisamos fazer a conexão entre as nossas instituições para que possamos impulsionar e fazer com que iniciativas de projetos inovadores e o setor privado possam ter ressonância. Precisamos fazer com que as empresas se conectem com as universidades, com o Sistema S, e também com aquilo que o consumidor está desejando em termos de Sustentabilidade, Inovação e novos produtos, esse é o nosso desafio”.

Convênios - O Sebrae e a Fundect mantêm convênios desde 2017, parceria para o desenvolvimento de um ambiente propício a startups e negócios inovadores no Estado. O objetivo, com o novo convênio, é a continuidade deste trabalho conjunto e inclusão de ações de internacionalização.

O repasse foi regulamentado em Diário Oficial do Estado e está de acordo com as leis federais 10.973/04 e 8.666/93, além do decreto federal 9.283/18, e os decretos estaduais 15.116/18 e 11.261/03.

A assinatura foi feita pelo diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, em 4 de junho deste ano, e terá vigência de 41 meses, ou seja, até o final de 2026. Também assinam o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio George Mendonça, e a diretora técnica Sandra Amarilha.

Também tiveram aval o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna.

Segundo a Fundect, o Sebrae define as startups apoiadas, ainda que a própria Fundação tenha empresas apoiadas por meio do programa Centelha. O Sebrae informou que ainda publicará edital para a seleção, com previsão de abertura até o fim de agosto.

Ao Campo Grande News, o diretor-presidente Márcio de Araújo Pereira ressaltou que o ambiente permite que quaisquer pessoas possam abrir empresas por meio dos programas de suporte. "Atrai não só o público que tem investimento, mas também o público que precisa do apoio e que tem a ideia na cabeça, por meio do programa Centelha, por exemplo. Lá poderão buscar financiamentos futuros".

"Temos olhado para comunidades tradicionais, bioeconomia, produtos pantaneiros, empreendedorismo social, e para quem tenha esse.olhar também por meio do programa Catalisa e Inova Pantanal".

Living Lab - As ações têm infraestrutura do Living Lab MS (Laboratório de Inovação Aberta do Sebrae) para prototipagem de negócios ou projetos para uso dos pesquisadores e empresários de Mato Grosso do Sul.

Localizado em Campo Grande, o ambiente físico fornece prototipagem com foco em fabricação digital, sendo equipado com máquinas e ferramentas para a produção ou aperfeiçoamento de produtos e serviços, além de oferecer programas de aceleração que orientam o setor produtivo, incluindo missões que conectam outros ecossistemas internacionais para ampliar o conhecimento compartilhado.

O prédio fica na Rua Brasil, número 205, no Bairro Monte Castelo.

Nos siga no Google Notícias