Estado investirá R$ 250 milhões em 20 aeroportos, conforme plano aeroviário
Projetos são feitos pelo Governo do Estado em diferentes municípios sul-mato-grossenses
Mato Grosso do Sul lançou plano aeroviário para aprimorar infraestrutura aeroportuária, investindo cerca de R$ 250 milhões na melhoria de 20 aeroportos regionais, em 19 cidades. O objetivo é melhorar as condições de acesso aéreo a diversas regiões do Estado, tornando o transporte mais eficiente e seguro para passageiros e empresas.
Segundo informações divulgadas pelo Governo Estadual, o plano prevê série de intervenções nos aeroportos, incluindo construção de novas pistas de pouso e decolagem, ampliação de terminais de passageiros, instalação de equipamentos de navegação e comunicação, além de outras melhorias para a segurança e conforto dos usuários.
O investimento total distribuído entre os aeroportos regionais selecionados pelo governo, de forma a garantir uma abrangência maior e uma melhor conectividade entre as cidades do Estado. Com a iniciativa, espera-se que haja um aumento significativo no número de voos, assim como na movimentação de passageiros e cargas.
Além disso, o plano também prevê a criação de um programa de incentivos para empresas aéreas que desejam investir em território estadual, visando fomentar o desenvolvimento do setor e aumentar a oferta de voos para os passageiros. Com isso, o Estado espera atrair novos negócios e fortalecer a economia local.
Projetos - A Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) tem sete projetos, em Água Clara, Campo Grande (Santa Maria), Inocência, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Corumbá (um na Nhecolândia e outro no Morro do Azeite). Estudos da secretaria ainda tratam da viabilidade de novos aeródromos em Amambai, Aquidauana e Mundo Novo.
Também há reforma em Camapuã, no cercamento da pista e restauração do pavimento existente, e no cercamento de Cassilândia. O aeroporto de Dourados tem dois projetos em andamento - um do Exército Brasileiro, que recompõe a pista e infraestrutura de um lado, e outro do Governo do Estado, que executa novo terminal de passageiros.
As estruturas de Jardim, Naviraí e Paranaíba recebem cercamento e já possuem projeto de restauração do pavimento. Em Nova Andradina, o Estado executa a rodovia de acesso ao aeródromo. Em Porto Murtinho, o cercamento com guarita e o projeto da sinalização horizontal.
Entre os investimentos em processo de contratação ou licitação estão o Aeródromo de Costa Rica, onde será construído o alambrado, e o de Bonito, que passará por reformas nas valas de drenagem.