Hospital da Capital realiza o primeiro transplante de fígado feito em MS
Receptor é um homem de 60 anos, natural de Ponta Porã
Pela primeira vez, um transplante de fígado foi feito em Mato Grosso do Sul. A operação inédita foi realizada na madrugada desta terça-feira (23), no Hospital Adventista do Pênfigo, que fica em Campo Grande.
O receptor é um homem de 60 anos, natural de Ponta Porã. Ele fazia acompanhamento na instituição há mais de um ano e entrou na fila de transplantes por causa de uma cirrose hepática.
"O paciente saiu da cirurgia lúcido e se comunicou com a equipe médica. O quadro dele é estável e em breve deve ser transferido da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o quarto onde permanecerá em observação médica", atualizou a assessoria de imprensa do Pênfigo.
Os dados do doador são mantidos em sigilo, respeitando o regulamento do Sistema Nacional de Transplante.
"É uma conquista e ao mesmo tempo uma realização. Todos os profissionais do hospital ficaram felizes por poderem presenciar o primeiro transplante de fígado de Mato Grosso do Sul", disse Everton Martin, o diretor geral da instituição.
A expectativa é que ao menos 60 cirurgias sejam realizadas ao ano no Hospital Adventista.
Outros - No Estado, já existem outros centros habilitados para transplantar rim, tecido músculo esquelético (que inclui medula óssea) e córneas.
No ano passado, a Santa Casa de Campo Grande divulgou que analisa a possibilidade de voltar a realizar os de coração. O último foi feito em janeiro 2021, durante a pandemia de covid-19.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.