ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Lista prevê 348 cirurgias "antibullying" em MS

Serão 264 para reparar orelhas e 84 relacionadas às mamas

Cassia Modena | 26/05/2023 12:44
Equipe realiza cirurgia relacionada a programa de redução de filas executado por gestão anterior em MS (Foto: Arquivo)
Equipe realiza cirurgia relacionada a programa de redução de filas executado por gestão anterior em MS (Foto: Arquivo)

Foi divulgada nesta sexta-feira (26) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) a distribuição das cirurgias eletivas e exames diagnósticos que serão realizados por meio do programa MS Saúde - Mais Saúde, Menos Fila, com o intuito de reduzir longas esperas por esses procedimentos em cidades de Mato Grosso do Sul.

Entre elas, estão as cirurgias reparadoras nas orelhas e nas mamas, que geraram polêmica ao serem relacionadas, em parte, à estratégia antibullying nas escolas entre crianças e adolescentes.

Os procedimentos são denominados tecnicamente como tratamento cirúrgico não estético da orelha (264), plástica mamária masculina (84) e cirurgia mamária feminina não estética (sem adesões). Somadas as quantidades deles demandadas no Estado por meio do MS Saúde, o total é de 348.

A abordagem sobre reparar orelhas e mamas para que os alunos deixem de sofrer bullying provocou questionamentos, considerando que conscientizar sobre a não humilhação das vítimas seria a estratégia mais adequada, na visão de especialistas. O Campo Grande News falou disso aqui.

Distribuição - A pasta apresentou listas completas com a relação de municípios; instituições de saúde; quais cirurgias e exames serão realizados; quantidade de procedimentos acertados; e valores individuais e gerais a serem pagos.

De acordo com os dados da SES, 32 das 79 cidades do Estado fizeram adesão e serão atendidas com a ação.

Ação será realizada nos municípios que aparecem no mapa (Arte: Thiago Mendes)
Ação será realizada nos municípios que aparecem no mapa (Arte: Thiago Mendes)

Os procedimentos ligados à oftalmologia serão os mais ofertados. Segundo a secretaria destacou em um dos itens de resolução em que traz as listas, serão 11.133 os realizados para atender demanda reprimida na área.

Quanto às instituições de saúde que deverão prestar atendimento por meio do programa estadual, serão 58 no Estado, no total. São hospitais, centros de especialidades médicas, clínicas, entre outros.

A Capital concentra o maior número de unidades listadas para realizar cirurgias e exames, que serão seis: a Santa Casa de Campo Grande; o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian); o Hospital São Julião; Hospital Regional de Mato Grosso do Sul; o Hospital de Câncer e o Hospital Adventista do Pênfigo,

Satisfação - Ainda na resolução divulgada, a SES estabelece que fará pesquisa de satisfação entre os pacientes atendidos pelo programa estadual.

Já a produtividade das instituições de saúde e profissionais será avaliada com relatórios mensais, que cada prefeitura deverá enviar detalhando informações sobre os procedimentos já realizados.

Lista completa - A resolução da SES, que distribui os procedimentos conforme os municípios que aderiram ao programa e suas instituições, pode ser lida na íntegra nas páginas 22 e 75 da edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado, clicando aqui.

O programa - O MS Saúde compõe investimento total de R$ 52 milhões para realizar um mutirão de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades e 42,5 mil em exames em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações do Governo do Estado.


Nos siga no Google Notícias