Maio bate o recorde e já é o mês com mais casos de covid em toda a pandemia
Mato Grosso do Sul teve mais de 35,1 mil infectados pelo coronavírus apenas neste mês
Mato Grosso do Sul teve mais de 35,1 mil infectados pelo coronavírus apenas em maio. Antes mesmo do mês acabar, já é o pior período da pandemia. Até então, o mês com mais infectados foi dezembro do ano passado, com 34,7 mil casos registrados.
Graças à vacinação, mesmo lenta, as mortes neste mês caíram em relação a abril e março, mas ainda estão em alto índice. Atualmente, são cerca de 39,7 óbitos diários no Estado.
Campo Grande volta a ter excedente de pacientes em leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) - todas as unidades estão ocupadas, há pessoas em leitos inadequados e maioria dos agravos são decorrentes do coronavírus. As demais macrorregiões de saúde estão em alerta crítico - Dourados (95%), Três Lagoas (99%) e Corumbá (100%).
Na prática, essa lotação faz com que a fila de pacientes esperando vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) aumente. Diferente do que foi verificado anteriormente, a fila de pacientes aguardando leito está superior a 100 pessoas.
Foram 55 óbitos registrados apenas hoje, sendo que 28 eram vítimas com menos de 60 anos, o que tem definido cada vez mais que idosos têm sido menos acometidos pela doença, muito por conta do início da vacinação, e que mais jovens são mais afetados agora em decorrências das diversas variantes.