MS receberá 74 mil vacinas de Pfizer e Coronavac, parte já será para 3ª dose
Doses para reforçar imunização contra a covid-19 deverão ser aplicadas já nesta semana, segundo a SES
Novo lote de imunizantes contra a covid-19 deverá chegar nesta quinta-feira (26) a Mato Grosso do Sul e ao menos parte dele será destinada para começar a aplicação da "terceira dose" a idosos acima de 80 anos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidade, de 60 anos ou mais, que tenham sido imunizados há seis meses.
Foi informado que serão 74.690 vacinas, da Pfizer e da Coronavac, que serão utilizadas, já nesta semana, nos grupos estabelecidos. Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é de que sejam aplicadas vacinas da Pfizer para o reforço, mas poderão ser utilizadas Janssen ou Astrazeneca posteriormente.
“Já queremos, na próxima leva de vacinas que deverão chegar no dia de amanhã, a gente começar a imunização", disse o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, em coletiva nesta manhã.
A expectativa, há algumas semanas, é de que as vacinas da Coronavac fossem aprovadas a adolescentes, mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vetou o uso emergencial de tal patente, enquanto não houvesse estudo satisfatório elaborado pelo Instituto Butantan.
Reforço - Com recente decisão do Ministério da Saúde de aplicar a terceira dose de vacina, ou seja, uma nova aplicação de reforço para ampliar a imunidade do indivíduo contra a doença, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que Mato Grosso do Sul irá antecipar a data prevista pelo governo brasileiro.
A pasta federal estima que os estados do Brasil possam dar início a essa imunização a partir de 15 de setembro, enquanto a expectativa do governo do Estado é que tenha início na sexta-feira (27).
Resende justifica que isso só foi possível por conta de bom desempenho na aplicação de doses. “Em Mato Grosso do Sul estamos avançados e já iniciamos vacinação em grande quantitativo de adolescentes, já terminamos em todos os municípios a imunização dos acima de 18 anos”.
Desde janeiro, cerca de 71,9% da população sul-mato-grossense tomou ao menos uma dose de vacina, ou seja, poderá ter sua imunidade concluída nos próximos meses. Além disso, 41,4% já encontram-se com duas doses ou vacina única.