ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS tem 3º laboratório interessado em testar vacina e amplia voluntários

Secretaria de Saúde se reúne com empresas e órgãos de pesquisa para acertar detalhes das duas vacinas já em andamento

Paula Maciulevicius Brasil | 25/09/2020 15:25
Teste da vacina já foi aprovado pela Anvisa e previsão de data deve ser dada semana que vem após reunião na Secretaria de Saúde. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Teste da vacina já foi aprovado pela Anvisa e previsão de data deve ser dada semana que vem após reunião na Secretaria de Saúde. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A vacina contra o novo coronavírus está cada vez mais próxima de Mato Grosso do Sul. Além dos testes da Coronavac, do laboratório Sinovac Biotech e a Ad26.COV2.S, do Janssen-Cilag, um terceiro laboratório está interessado em testar aqui também, segundo informou o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Campo Grande ganhou notoriedade hoje ao ser anunciada como um dos quatro novos centros de pesquisa da Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan, depois da aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a ampliação do número de voluntários e novos locais.

Os detalhes, como a data para começar, e a forma de triagem de voluntários, ainda não foram divulgados devido a um acordo de confidencialidade. O secretário de Saúde disse apenas  que vai se reunir com órgãos de pesquisa e representante das duas empresas nos dias 29 e 30, terça e quarta-feira respectivamente.

"Eles vem para Campo Grande e outra pesquisa pode entrar também. Estamos aguardando este outro laboratório que também quer que a gente participe do processo de pesquisa", afirmou Resende

A Coronavac vai testar 1 mil profissionais de saúde voluntários em Mato Grosso do Sul. No Instituto Butantan, a assessoria de imprensa também não deu detalhes e apenas informou que houve alteração nos critérios para testes que até então tinha idade fixada entre 18 e 60 anos. Poderão se voluntariar os profissionais de saúde da linha de frente sem limite para idade acima de 60 anos.

Os testes da Coronavac já são realizados em 12 institutos e incluem cerca de nove mil voluntários, dos quais seis mil já foram testados. Na quarta-feira (23/9), também foi anunciado o repasse inicial de R$ 80 milhões do Governo Federal ao Instituto Butantan para o desenvolvimento e ampliação da produção da vacina.

Vacinas que já vinham sendo testadas em outros estados chegam a MS também. (Foto: Itamar Crispim/Fiocruz)
Vacinas que já vinham sendo testadas em outros estados chegam a MS também. (Foto: Itamar Crispim/Fiocruz)

Vacinas - Desde agosto a Anvisa vem autorizando testes da vacina da Janssen-Cilag pelo País. Com o nome de Ad26.COV2.S, a vacina tem na sua composição um vetor recombinante, não replicante, de adenovírus tipo 26 (Ad26), construído para codificar a proteína (Spike) do vírus Sars-CoV-2 (o novo coronavírus). Já a CoronaVac, que teve os testes começados em julho, é produzida com vírus inativados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para inoculação em humanos. Segundo o laboratório Sinovac, com a aplicação de duas doses, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19.

Com data já para outubro, Mato Grosso do Sul também vai participar dos testes da vacina BCG, usada para prevenir a tuberculose, para a covid-19. O estudo realizado pela Fiocruz e o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, da Austrália, vai concentrar as pesquisas em dois mil profissionais da saúde de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias