Nova máquina vai permitir mais 1,1 mil exames de covid-19 por dia no Lacen
Aparelho custou R$ 293 mil e deve entrar em operação dentro de até 15 dias

O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) aguarda instalação e calibragem da nova máquina de extração de exames para diagnóstico da covid-19. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o equipamento deve entrar em operação dentro de até 15 dias.
Em transmissão ao vivo, hoje (19), o diretor do Lacen, Luiz Demarchi, revelou que a máquina é capaz de processar 96 amostras a cada duas horas - equivalentes a até 1,1 mil exames por dia.
“Essa máquina vai nos permitir entregar resultados em tempo menor e oportuno para as estratégias de Saúde nos municípios”, comentou o diretor. Conforme a SES, o aparelho custou R$ 293 mil.
Além da máquina de extração, a SES aguarda outro equipamento do ministério da Saúde, anunciado pelo assessor especial da pasta, Airton Cascavel, quando em visita a Campo Grande, no fim do mês passado.
Demarchi disse ainda que, de 16 de março até ontem, Lacen e rede parceira fizeram aproximadamente 70 mil exames RT-PCR, padrão “ouro” por diagnosticar a infecção pelo Sars-CoV-2 na fase inicial da doença.
Painel da SES aponta para total de 167,6 mil testes para novo coronavírus já realizados até agora. O Estado tem 39,3 mil casos confirmados e 671 mortes.