ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Pães produzidos em presídio são entregues a projetos que atendem crianças

Ao todo, são feitos 2,3 mil pães por dia que resultam em uma doação semanal de 5 mil unidades

Ana Paula Chuva | 10/04/2023 18:02
Dois dos seis detentos que fazem parte da Padaria da Liberdade. (Foto: Divulgação | Agepen)
Dois dos seis detentos que fazem parte da Padaria da Liberdade. (Foto: Divulgação | Agepen)

Implantada em 2021, a Padaria da Liberdade, que funciona dentro do presídio semiaberto da Gameleira, segue entregando doações a entidades beneficentes de Campo Grande. Ao todo, são 5 mil pães doados semanalmente a projetos sociais que atendem crianças na Capital.

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), parte das doações são feitas para 180 crianças atendidas no Educandário Blaise Pascal, no Aero Rancho. A instituição é mantida pelo Centro Espírita Francisco Thiesen e conta com a ajuda de voluntários e convênios.

“É muito importante o pão no café da manhã das nossas crianças. Trabalhamos na periferia e a maioria delas, provavelmente, recebe na escola o primeiro alimento do dia. Quando não temos doação do pão, temos que produzir, dar um jeito para garantir que nossos alunos comam direitinho”, explica João Carlos Rosa, presidente da entidade.

Na unidade penal, são produzidos diariamente 2,3 mil pães por seis detentos do regime semiaberto. Com isso, 6,5 mil unidade são consumidas dentro do presídio e 5 mil doados para os projetos por meio do programa Mesa Brasil.

Ainda de acordo com a Agepen, a padaria funciona em parceria com a Justiça, por meio da 2º Vara de Execução Penal. Além disso, como desdobramento do projeto, idealizado pelo juiz Albino Coimbra Neto, uma horta está sendo implantada no presídio para doações de hortaliças e legumes a pessoas carentes. A expectativa é de que a colheita ocorra em três meses.

Nos siga no Google Notícias