Para agilizar tratamentos de câncer, Corguinho terá telediagnóstico via SUS
Após serem fotografadas, lesões de pacientes são enviadas à plataforma nacional de telediagnóstico de SC
Os moradores de Corguinho, cidade localizada a 100 km de Campo Grande, agora contam com o serviço de telediagnóstico em dermatologia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa busca ampliar o acesso a diagnósticos especializados e oferecer laudos rápidos e precisos, para garantir maior agilidade no tratamento de doenças como o câncer de pele.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os moradores de Corguinho, MS, agora têm acesso ao telediagnóstico em dermatologia pelo SUS, permitindo diagnósticos rápidos e precisos, especialmente para câncer de pele. Profissionais de saúde locais foram treinados para usar dermatoscópios e capturar imagens de lesões, que são enviadas para análise em Santa Catarina. Laudos são emitidos em até 72 horas, agilizando tratamentos. A iniciativa faz parte do Plano de Ação para a Transformação Digital na Saúde em MS, melhorando a qualidade e a rapidez dos atendimentos médicos na região.
Na terça-feira (6), uma equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou o treinamento técnico dos profissionais de saúde do município, como médicos e enfermeiros. Durante a capacitação, os profissionais receberam orientações sobre o manuseio de dermatoscópios e a captura de imagens de lesões de pele para a detecção precoce de patologias dermatológicas.
O treinamento seguiu protocolos rigorosos para garantir a qualidade dos diagnósticos. Em casos de suspeita de câncer de pele, os profissionais devem capturar três tipos de imagens: uma panorâmica, uma de dermatoscopia de contato e outra panorâmica com régua, para medir o tamanho da lesão.
Essas imagens são enviadas à plataforma nacional de telediagnóstico de Santa Catarina, onde são analisadas por especialistas. O laudo é disponibilizado em até 72 horas, permitindo um encaminhamento ágil para tratamento.
Telemedicina - De acordo com a coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Rodrigues Dobbro, a chegada do telediagnóstico representa um grande avanço para a saúde da população local. “Com a telemedicina, conseguimos reduzir distâncias e oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos, impactando diretamente na qualidade de vida da população”, afirma.
Segundo Rosângela, a tecnologia também fortalece a capacitação dos profissionais da Atenção Primária, garantindo suporte técnico e educação continuada. “Isso melhora a resolutividade dos atendimentos e reforça a qualidade do atendimento no estado”, acrescenta.
A iniciativa integra o Plano de Ação para a Transformação Digital na Saúde em Mato Grosso do Sul, que visa modernizar os serviços, fortalecer a integração entre os municípios e garantir que a inovação chegue a toda a população.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.