Pesquisa mostra liderança de Bito Pereira na eleição para OAB
Disputa pelo comando da entidade é com as advogadas Rachel Magrini e Giselle Marques
Pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul) mostra Bito Pereira na liderança da corrida pela presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), com eleições previstas para novembro.
O advogado tem 37,47% da intenção de votos na pesquisa estimulada, quando é apresentado o nome dos pré-candidatos. Na sequência, está Rachel Magrini (25,93%) e Giselle Marques (10,51%). O levantamento mostra que ainda há muitos indecisos: 26,09%. A margem de erro é de 6,64 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dentre o motivo de voto, a maioria dos que escolheram Bito Pereira apontam a competência. Já Rachel Magrini e Giselle Marques despontam entre seus respectivos eleitores por serem mais conhecidas.
O levantamento do Ipems também mostra vantagem de Bito Pereira em todos os cenários. Placar de 43,91% contra 17,02% em caso de confronto direto com Giselle Marques. No confronto direto com Rachel Magrini, ele aparece com 38,40% contra 32,50% da adversária.
Dos três pré-candidatos, Bito Pereira aparece com a menor rejeição: 7,13%. Na sequência, vem Giselle Marques (15,29%) e Rachel Magrini (21,20%).
Para a maioria dos advogados, as prioridades administrativas da futura gestão devem ser o cumprimento das prerrogativas da categoria e agilidade nos processos.
O levantamento também quis saber qual a principal liderança da advocacia em Mato Grosso do Sul. Atual presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche foi o mais lembrado, com resultado de 30,03%. A gestão do presidente tem 78,97% de aprovação.
A pesquisa ouviu 218 advogados entre os dias 27 e 28 de maio, com intervalo de confiança de 95%. Mato Grosso do Sul tem 16.110 advogados com inscrição ativa na OAB.