ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Recenseadores do IBGE encontram 1,3 mil moradias improvisadas em MS

Mas 99% dos demais têm serviços como abastecimento de água, energia elétrica, saneamento ou coleta de lixo

Cassia Modena | 28/06/2023 09:56
Comunidade em Campo Grande com moradias precárias (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Comunidade em Campo Grande com moradias precárias (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Na pesquisa para o Censo Demográfico 2022, recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registraram 1.204.524 domicílios particulares que servem de moradia para pessoas, em geral da mesma família, contando com cômodos e tendo acesso aos serviços básicos de abastecimento de água, energia elétrica, saneamento ou coleta de lixo.

Esse número representa a maioria (99,63%) dos locais visitados no Estado, entre 1º de agosto de 2022 e 28 de fevereiro de 2023, e exclui moradias improvisadas, que representam 0,11% dos domicílios encontrados.

São 1.342 as unidades na outra ponta da economia, vivendo com as mínimas condições de moradia, em barracos, prédios invadidos com construção inacabada e outros espaços precários.

Na categoria improvisadas, entram ainda aquelas localizadas em espaços que não são destinados exclusivamente à moradia, como fábricas e comércios, por exemplo.

Onde estão - A maioria das moradias improvisadas está localizada em Campo Grande, depois vem Dourados. São as duas maiores cidades de Mato Grosso do Sul.

Na sequência, aparece Itaquiraí que, até o último censo, era considerado polo de desenvolvimento por conta da agricultura familiar.

O quarto é Mundo Novo, na divisa com Paraná, que sofre pela ausência de setor forte da economia. Em quinto está Paranhos, que fica na fronteira com o Paraguai, um dos pontos que enfrenta as consequências da criminalidade.

E em sexto aparece Três Lagoas, que já tinha a previsão de crescimento desordenado com o rápido desenvolvimento econômico, graças a instalação das fábricas de celulose da  Eldorado e Suzano.

Coletivas - Entre domicílios com outras características encontradas estão os de uso coletivo. Foram registradas 3.109 unidades assim.

O percentual de pessoas vivendo em domicílios coletivos no Estado é de 0,26% entre os entrevistados. Esses espaços recebem essa classificação por terem alguma central de gerência e não serem ocupados por pessoas da mesma família, em geral.

São exemplos hotéis, pensões, presídios, quartéis, asilos, orfanatos, conventos, hospitais e clínicas de internação e alojamento de trabalhadores.

Os números fazem parte dos primeiros resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022, que foram divulgados nesta quarta-feira (28).


Nos siga no Google Notícias