Sancionada lei que garante atenção psicológica a vítimas de covid
Parentes das vítimas poderão receber atendimento presencial ou à distância
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou lei que garante atendimento à saúde mental das vítimas de covid-19. O texto foi publicado na edição desta quarta-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).
Entre as medidas, está a participação de equipes multidisciplinares neste tratamento, que devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Os familiares que perderam seus entes vítimas de covid também poderão receber o devido tratamento, que será realizado no modelo presencial ou à distância, de acordo com as regras de cada modalidade.
O poder público poderá realizar campanhas de conscientização sobre a importância da assistência à saúde mental às vítimas da doença, com devidas orientações sobre sentimentos como medo e estresse, entre outros.
De autoria do deputado estadual Marçal Filho (PP), a lei prevê ainda que ações e serviços sejam executadas por programas já implementados pelos órgãos responsáveis, além de outros que podem ser instituídos para esta finalidade.
“A preocupação com a saúde mental da população se intensifica durante uma grave crise social. Um evento como este ocasiona perturbações psicológicas e sociais, que afetam a capacidade de enfrentamento de toda a sociedade. Por esta razão, algumas medidas devem ser tomadas”, descreveu o autor.