Sites do governo do Estado sofrem ataques de hackers
Invasor conseguiu acesso aos sistemas com "senha fraca" de usuário autorizado
Páginas de secretarias, corporações e autarquias do Governo de Mato Grosso do Sul estão sofrendo tentativas de ataques cibernéticos desde a noite dessa segunda-feira (15). O primeiro site a ser invadido foi o da PM (Polícia Militar), segundo informou a Superintendência de Gestão da Informação, via assessoria de imprensa.
Na página da PM, hackers conseguiram acessar as ferramentas de publicação e fizeram postagens. O ataque foi registrado às 21h de ontem. Mais tarde, por volta da meia-noite, foi a vez do Portal MS, que funciona como ponto de partida para os sites das secretarias e onde é publicado todo o material institucional. A página da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) também foi invadida.
O coordenador do SGI, Celso Tanaka, explicou ainda que os hackers conseguiram fazer a invasão por meio de um login de usuário com uma senha fraca. A recomendação é que usuários tenham senhas diferentes para cada serviço e que elas sejam complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
As postagens dos hackers foram apagadas pela SGI e o login do usuário invadido foi bloqueado.