Superaquecimento em central causa instabilidade e derruba serviços do Governo
Situação foi causada por falha em sistema de refrigeração do local onde fica o mainframe estadual
Um superaquecimento no mainframe - como são chamados os servidores centrais responsáveis por gerir informações emitidas por diversos terminais separados - do Governo do Estado causou instabilidade em praticamente todos os serviços públicos da esfera estadual na tarde desta quarta-feira (9)..
Serviços oferecidos pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e até Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foram afetados, tanto pelo atendimento online como no presencial.
Alguns dos serviços públicos que ficaram inativos foram, por exemplo, o Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), usado para o registro de ocorrências policiais e cadastro de informações sobre presos, entre outros.
A instabilidade foi confirmada pelo Governo do Estado, afetando os serviços em geral. De acordo com a assessoria de imprensa, o problema foi causado por uma falha no sistema de resfriamento por ar-condicionados do SGI (Superintendência de Gestão da Informação).
Assim, alguns equipamentos do local ficaram aquecidos além do natural. Nesses casos, eles desligam automaticamente, evitando assim danos aos materiais eletrônicos do local ou até situações piores, como incêndios.
O forte calor que atinge Campo Grande, sede do SGI, também colaborou para que ocorresse o superaquecimento. Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima registrada na cidade nessa tarde foi de 38°C, entre 13h e 14h.
O problema, de acordo com a assessoria o Governo, já foi resolvido e gradativamente os serviços estão sendo restabelecidos. O site oficial do Governo do Estado, que ficou fora do ar, também já voltou a funcionar normalmente.