ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Vacinação contra raiva chega a chácaras e fazendas da zona rural

A ação faz parte da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, iniciada em julho

Gustavo Bonotto | 31/08/2023 23:54
Cão sem raça definida recebe dose da vacina contra a raiva animal. (Foto: Reprodução/CCZ)
Cão sem raça definida recebe dose da vacina contra a raiva animal. (Foto: Reprodução/CCZ)

Agentes do CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) irão percorrer a zona rural de Campo Grande durante a semana para vacinar cães e gatos contra a raiva. Sítios, chácaras, fazendas e assentamentos fazem parte da meta de imunizar 80% da população animal que reside no município até o fim do ano.

Para receber a vacina, o cão ou gato deve ter no mínimo três meses de idade e estar saudável. Não há outras contraindicações à vacina antirrábica, inclusive ela é a única vacina obrigatória, conforme estabelecido em lei.

Os servidores estarão uniformizados e portando crachá de identificação funcional. Caso o morador desconfie de alguma atitude suspeita ou queira tirar alguma dúvida sobre a ação, o órgão disponibiliza o número (67) 3313-5000.

De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a ação faz parte da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, iniciado em julho. Vale ressaltar que as doses são gratuitas e protegem os bichos de estimação que tem contato com seres humanos.

Caso o tutor não esteja em casa no momento em que a equipe estiver na sua região, será deixado um comunicado para que o tutor leve o animal ao CCZ para a aplicação da vacina antirrábica. O órgão funciona aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 21h (segunda a sexta) e das 6h às 22h (sábados, domingos e feriados).

Campanha - O trabalho teve início pelo Bairro Nova Lima, no início de julho, e irá traçar as sete regiões urbanas e distritos do município, seguindo um cronograma preestabelecido. Junto à vacinação, também será realizado o novo censo para contabilizar o número de animais na Capital.

Apesar de não haver novos casos de raiva em cães e gatos há mais de uma década, a vacina antirrábica é obrigatória em todo território nacional e Campo Grande é vigilante na cobertura vacinal de cães e gatos, haja visto ser uma área com morcegos diagnosticados positivos para a doença.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias