ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

3ª melhor do país, PM de MS quer subir no ranking com polícia comunitária

Pesquisa apontou que 67% da população aprova o trabalho realizado pela Polícia Militar

Bruna Marques | 14/08/2023 08:43
3ª melhor do país, PM de MS quer subir no ranking com polícia comunitária
Policiais militares em formação na Capital (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Considerada a terceira melhor em atuação no Brasil, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul aposta em policiamento comunitário para chegar ao topo do ranking. Levantamento mais recente, divulgado em abril pelo instituto Genial/Quaest, apontou que 67% da população sul-mato-grossense aprova o trabalho realizado pela PM.

A porcentagem do Estado é superior à média nacional, em que 59% dos brasileiros avaliaram a atuação da Polícia Militar em seus estados como "positivo".

Em entrevista ao Campo Grande News, o major Andrew Matheus Xavier do Nascimento revelou que o objetivo é se aproximar da população e conquistar a confiança para atuar em conjunto com os moradores.

“Queremos gerar essa aproximação policial, conversar com os moradores, vizinhos, comerciantes, gerar toda uma empatia e aproximação que demanda uma relação de confiança. Nessa relação conseguimos que um vizinho nos relate a situação de um crime que não chega até nós, por exemplo, queremos que confiem na polícia. A ideia é estar próximo da comunidade, é achar meios de fortalecer essa relação com a comunidade”, declarou o major.

Para isso, a corporação está trabalhando e capacitando as equipes. “Nós vislumbramos a qualidade técnica da PM, profissionalizando cada vez mais nossos militares, melhorando a qualidade técnica deles com vários cursos profissionalizantes, investimento em viaturas e capacitação”, assegura.

Comparando Mato Grosso do Sul com outros estados, o major acredita que MS é pequeno em população, mas com uma grande área por conta do Pantanal e das fronteiras com o Paraguai e Bolívia. “Essas áreas demandam toda a preocupação do contrabando, do descaminho, tráfico de drogas e armas. Mesmo assim estamos mantendo bons índices criminais, interessantes para nossa população”.

3ª melhor do país, PM de MS quer subir no ranking com polícia comunitária
Major Andrew Matheus Xavier do Nascimento em entrevista ao Campo Grande News. (Foto: Henrique Kawaminami)

Pesquisa - O estado de Santa Catarina é onde a PM teve maior aprovação da população, com 74% de avaliações positivas. Logo depois, estão Ceará (71%) e Mato Grosso do Sul (67%). Minas Gerais (62%) e o Distrito Federal (61%) completam o ranking das 5 melhores avaliações. O trabalho da PM no Rio de Janeiro lidera na rejeição, totalizando apenas 38% de avaliação positiva.

A nível nacional, 59% dos brasileiros avaliam como positivo. Em contrapartida, 10% da população têm opinião negativa sobre a corporação, enquanto 28% são neutros.

A pesquisa expõe ainda que pessoas com maior renda mensal são mais simpáticas ao trabalho da PM. Entre os que possuem renda alta, a avaliação positiva é de 61% e a negativa é de apenas 10%. Já a aprovação entre os de renda baixa é de 55% e a rejeição ficou em 10%.

Pessoas negras têm maior resistência à corporação em relação às pessoas intituladas brancas e pardos. Entre os negros, 55% aprovam o trabalho desenvolvido pela PM e 13% consideram negativo. Entre os brancos e pardos, número de aprovação é 5% maior.

A população idosa é a que mais confia no trabalho da corporação, entre as pessoas acima dos 60 anos a aprovação é de 64%. Na faixa etária de 16 a 34 anos, a aprovação ficou em 57%. A maior avaliação negativa da PM está entre a população de 35 e 59 anos, em que a desaprovação ficou em 12%.

A amostragem foi realizada entre 13 e 16 de abril, entrevistou 2.015 eleitores a partir de 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais com a apresentação de questionários.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias