A nove dias de terminar campanha, veja os 68 pontos de vacinação contra gripe
Apenas 57% do público alvo se vacinou; Sesau reforça importância da vacina principalmente para o tempo frio
Na reta final da campanha da vacinação contra a gripe, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) continua chamando o público alvo para irem até uma das 68 unidades de saúde se imunizar. Segundo levantamento da Sesau, apenas 57% do público alvo foi imunizado.
Podem se vacinar: trabalhadores do sistema prisional, do transporte coletivo rodoviário, portuário, profissionais das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores da educação, profissionais da força de segurança e salvamento, idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas e crianças de 6 meses até 6 anos.
Lembrando que no frio o ar fica mais seco e a tendência é a disseminação de doenças respiratórias. Com a queda de temperatura, o organismo também fica mais fragilizado, por isso a Sesau ressalta a importância de se vacinar.
"A vacinação é muito importante para que a gente consiga diminuir a incidência dessas doenças. Por isso reforçamos o pedido para aqueles que estão dentro dos públicos contemplados, tanto na campanha de vacinação contra a gripe, quanto na da Covid, que não deixem de se vacinar. Desta forma a pessoa estará preservando a sua saúde e contribuindo para não sobrecarregar o sistema de saúde", diz o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
A vacina contra a gripe, que imuniza contra o vírus Influenza, é trivalente, ou seja, protege contra três cepas: o vírus Influenza A (H1N1), que acomete adultos entre 40 e 60 anos; a cepa A (H3N2), com maior impacto em idosos; e as cepas B, que atingem mais crianças, adolescentes e adultos jovens. Todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária.
A transmissão do vírus Influenza ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada. Ela pode ocorrer também através do contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.
Os horários de vacinação são das 7h às 10h45 e na parte da tarde, das 13h às 16h45. Se atente aos postos que vão atender em determinado turno. Na arte abaixo, divulgada pela Sesau, as unidades assinaladas em vermelho só vão vacinar durante a manhã: