Acrissul espera Bernal para confirmar 13 shows na Expogrande
A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) aguarda a sanção da mudança na lei municipal, que permite a realização de eventos no Parque de Exposições Laucídio Coelho, no Jardim América, para confirmar a realização de 13 shows na Expogrande (Exposição Agropecuária de Campo Grande) deste ano.
O anúncio das shows musicais, que incluem Paula Fernandes e Sorriso Maroto, só depende da sanção do projeto de lei pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Apesar de esperar a sanção, o presidente da Acrissul, Chico Maia, decidiu ser prudente e esperar a publicação da mudança no Diário Oficial.
A mudança é a esperança do pecuarista para vencer a guerra com o MPE (Ministério Público Estadual) e voltar a realizar shows na Expogrande. No ano passado, o promotor de Meio Ambiente, Alexandre Raslan, obteve liminar na Justiça para barrar as apresentações musicais na festa, a maior do Estado.
Logo após a mudança na lei pela Câmara Municipal, o promotor voltou a divulgar uma recomendação contra a realização de shows na Expogrande e alertou para o risco de responsabilização adminsitrativamente e criminalmente pelo descumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e das leis estadual, federal e municipal sobre a lei do silêncio.
Mudanças – Apesar da polêmica e dos riscos, Maia prepara o Parque de Exposições para a grande festa do ano, de 11 a 21 de abril. A primeira foi a demolição de 4 mil metros quadrados de galpões e da área de banheiros. O espaço foi transformado em um grande espaço gramado. “Está tudo ecologicamente adequado”, explicou Maia.
Esperançoso de que o MPE não irá se “intrometer” na história de novo, Maia já começou a definir as atrações para este ano. A principal será a cantora Paula Fernandes, que arrastou uma multidão ao se apresentar na Festa de Santo Antônio em Campo Grande. No site da cantora, o show na Capital acontecerá no dia 20 de abril.
Também estão previstos os shows Victor e Leo e Restart, entre outros. A abertura será feita pelo grupo Sorriso Maroto. As crianças serão contempladas com a presença de Patati e Patatá.
História – O MPE luta há vários anos pelo cumprimento da lei do silêncio na região dos bairros Jockey Clube e América. Só ano passado, após uma série de liminares autorizando e cancelando os eventos, a promotoria venceu a guerra e o Tribunal de Justiça proibiu a realização de shows no local.
Neste ano, os vereadores aprovaram mudança na lei, que põe a Expogrande, junto com o Carnaval e a Festa de Santo Antônio, como exceções à lei do silêncio. No entanto, a mudança ainda não foi sancionada pelo prefeito.