ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 23º

Capital

"Anjo" em terra, água e ar, Corpo de Bombeiros chega a mais 5 cidades

Em MS, os bombeiros têm efetivo de 1.550 na ativa e 700 militares na reserva

Aline dos Santos | 02/07/2021 12:00
Combate a incêndio em atacadista no mês de setembro do ano passado em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Combate a incêndio em atacadista no mês de setembro do ano passado em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

O Dia Nacional do Bombeiro Militar, comemorado nesta sexta-feira (dia 2), de imediato traz à lembrança a luta contra grandes incêndios, como o que atingiu atacadista em Campo Grande, onde por durante longas horas se acompanhou o duelo travado entre as chamas e aqueles que trazem nas costas a reluzente identificação: bombeiro.

Mas, a profissão, que os levam pelas águas, ar e fogo - também é socorro no acidente, anjo da guarda dos moradores de rua nas madrugadas frias e vai do grandioso à singeleza, como salvar os cachorrinhos que se embrenham pelos bueiros ou arrancar o sorriso das crianças nas visitas aos quartéis.

Avião do bombeiro leva paciente com covid-19 para Rondônia em 5 de junho. (Foto: Divulgação).
Avião do bombeiro leva paciente com covid-19 para Rondônia em 5 de junho. (Foto: Divulgação).

Presente em 27 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o Corpo dos Bombeiros planeja expansão e investimento de R$ 57 milhões para combate a incêndio florestal.

De acordo com o comandante, coronel Hugo Djan, o plano é de expansão para mais cinco cidades até 2022: Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Rio Brilhante e Bonito. “Os municípios foram escolhidos devido ao posicionamento estratégico e ocorrências atendidas”, afirma.

Bombeiro faz treinamento de resgate a 32 metros do chão. (Foto: Marcos Maluf)
Bombeiro faz treinamento de resgate a 32 metros do chão. (Foto: Marcos Maluf)

Desde o ano passado, os bombeiros se viram em mais uma linha de frente, desta vez no socorro durante a pandemia do coronavírus.

Conforme o comandante, a nova demanda exigiu treinamento, além de preparação de equipamentos e viaturas. “Sempre estamos em busca de melhorias. São quase 57 milhões na área de incêndio florestal e já no próximo ano terá novos investimentos”, diz o coronel.



Em Mato Grosso do Sul, os bombeiros têm efetivo de 1.550 na ativa e 700 militares na reserva. “A profissão é a mais maravilhosa que existe. Ser bombeiro militar é uma filosofia de vida, uma religião”, destaca o comandante.

Em 2020, o Corpo de Bombeiros fez 161.574 atendimentos, com total de 24.220 pessoas socorridas. O ano passado contabilizou 8.313 salvamentos e 47.248 resgates.

Nesta sexta-feira, a data será comemorada com live a partir das 19h30,com apresentação da banda musical. O evento poderá ser acompanhado no link https://www.youtube.com/watch?v=uXSOVOxDJ2w

Nos siga no Google Notícias