Após 6 meses, prefeitura retoma licitação para alugar ambulâncias
Serão 9 furgões para atender área urbana e uma tipo picape 4x4 para a zona rural do Distrito de Anhanduí
A Prefeitura de Campo Grande retomou uma licitação que foi aberta e suspensa em novembro de 2023 para a compra de 10 ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A suspensão foi para fazer alteração no texto do edital. O trabalho dos socorristas tem sido prejudicado pela falta de viaturas na Capital.
Nesta sexta-feira (3), publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) informa que empresas interessadas em fornecer as ambulâncias por meio de aluguel podem se manifestar até o dia 20 deste mês.
Serão nove ambulâncias do tipo furgão para atender as unidades de suporte básico de vida da área urbana e uma tipo picape 4x4 para a área rural do Distrito de Anhanduí. Os nove veículos podem custar até R$ 1,7 milhão, enquanto a picape deve ser comprada por até R$ 181,5 mil.
Precariedade - Durante audiência em março na Câmara Municipal, a Prefeitura divulgou que das 16 ambulâncias, 8 estavam paradas, ou seja, apenas a metade funcionava.
Auditoria feita por técnicos do Ministério da Saúde mostrou uma radiografia que se reflete nas ruas de Campo Grande, na hora de socorrer pacientes que precisam dos serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Três viaturas do serviço estavam encalhadas havia meses, uma por 355 dias, outra por 263 e a terceira por 176 dias, e dez precisavam de diferentes tipos de reparos.
O atendimento chega em até 28 minutos, mas o superintendente do Ministério da Saúde, Ronaldo Costa, participante da audiência pública, lembrou que o “tempo de ouro” para salvar uma vida é de 8 minutos do chamado até a ambulância chegar ao local.
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