Após chuva, prefeitura faz limpeza em avenida coberta por barro
Com máquinas, equipes fazem a limpeza da avenida e de bueiros que ficam entupidos de lixo e terra
Na manhã desta segunda-feira (5), equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) fazem a limpeza da Avenida Guaicurus, que ficou coberta de barro e com os bueiros entupidos de lixo durante a chuva da tarde de ontem.
O problema no local já é antigo e toda vez que chove o trânsito vira um caos no trecho da avenida, na altura do Museu José Antônio Pereira. A água, que vem de bairros e de ruas sem asfalto no entorno, fica empoçada na Guaicurus, dificultando o tráfego de veículos em dias de chuva intensa.
Dono de loja de material de construção na via, o comerciante Mário Almeida, de 63 anos, reclama que há 15 anos, desde quando se mudou para o bairro, a situação se repete. “Sempre foi assim. Uma poça de lama se forma em frente ao meu estabelecimento. Às vezes tenho que fazer a limpeza por conta, porque se deixar os clientes não conseguem entrar”, disse.
Segundo Mário, há 2 anos, moradores de um condomínio na região se revoltaram e pediram providência para diminuir os transtornos causados pela chuva. “A prefeitura chegou a fazer um projeto e resolveu cerca de 30% do problema, mas ainda falta muita coisa. É preciso asfaltar as ruas do entorno e colocar mais bocas de lobo para escoar a água da chuva”, destacou.
Ele alertou que é preciso também conscientização por parte dos moradores para não jogar lixo na rua, porque quando chove entope os bueiros.
A empresária Irislandia Souza, de 42 anos, sofre com a mesma situação. De acordo com ela, é muito difícil trabalhar depois de um dia de chuva por causa da sujeira e do barro que ficam acumulados na rua. Os motoristas têm dificuldade de estacionar em frente ao comércio dela, que tem fluxo grande de carga e descarga. “A avenida fica escorregadia, parece um sabão. Fica difícil transitar por aqui. Já presenciamos muitas quedas de motociclistas. Eles derrapam no barro”, lamentou.