ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Capital

Após fim da campanha, vacina contra pólio continua disponível nos postos

Estão disponíveis os imunizantes contra a Covid-19, Influenza e poliomielite, das 7h às 17h

Natália Olliver | 01/10/2022 08:25
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Campo Grande intensificou a cobertura de vacinas disponíveis no calendário de rotina das  UBS (Unidades Básicas de Saúde), em três postos neste sábado (1). Serão ofertados os imunizantes contra a Covid-19, Influenza e poliomielite, das 7h às 17h, na UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto e na USF Moreninha.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente contra a poliomielite, mesmo se tiverem recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias. A pasta informou  ainda que as doses estão sempre disponíveis em todas as unidades, entretanto, neste sábado apenas as citadas estarão de plantão.

Na Capital, a campanha de vacinação contra a doença obteve apenas 21% da cobertura desejada entre as 57 mil crianças na faixa etária, ou seja, somente 12 mil crianças receberam o imunizante. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que ao menos 95% do público esteja vacinado.

Apesar da baixa procura, a Capital não prorrogará a campanha intensiva, apenas deixará a vacina disponível no a população nas UBS. O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destacou que mesmo com o encerramento da campanha o Município irá continuar intensificando as ações, como o trabalho de busca ativa nas escolas infantis, por exemplo, como uma forma de atingir o maior número de crianças possível.

“É importante que os pais e responsáveis levem os seus pequenos para se vacinar. Não podemos negar a estas crianças o seu direito de se vacinar e expor elas ao risco de ficarem doentes. As vacinas continuarão disponíveis nas unidades de saúde e nós também  iremos continuar fazendo a nossa parte”, destacou.

Poliomielite - A imunização contra a doença protege crianças da Paralisia Infantil, enfermidade erradicada no País há mais de 30 anos. A necessidade de uma nova vacinação contra a poliomielite surgiu devido ao vírus ter voltado a circular em outros países, como Estados Unidos, que não registrava mais casos em diversas regiões. Em julho, o País confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado.

Covid-19 e Influenza -  A Sesau reforçou que crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 poderão iniciar o esquema vacinal simultaneamente com outros imunizantes. As doses também estarão disponíveis para outras faixas etárias e para quem já cumpriu o intervalo entre doses recomendado pelos fabricantes da vacina.

Pessoas com  12 anos ou mais que já completaram o esquema primário de vacinação há pelo menos quatro meses poderão receber o primeiro reforço. O intervalo é o mesmo para quem tomou a terceira dose e tem 35 anos ou mais, que é trabalhador da saúde, tem 18 anos ou mais e possui algum imunocomprometimento grave.

Nos siga no Google Notícias