ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após pane por ataque hacker, site da Cassems volta a funcionar

Atendimentos foram lançados manualmente enquanto técnicos tentavam resolver problema

Natália Olliver | 13/09/2023 18:29
Tentativa de acesso ao site da Cassems pelo smartphone. (Foto: Jackeline Oliveira)
Tentativa de acesso ao site da Cassems pelo smartphone. (Foto: Jackeline Oliveira)

Após pane no site da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), devido a uma tentativa de ataque hacker, o sistema de agendamento e ouvidoria foi restabelecido ainda na tarde desta quarta-feira (13). A situação começou no início da madrugada. O hospital chegou a registrar um boletim de ocorrência virtual.

Mais cedo, o diretor-presidente Ricardo Ayache disse que a unidade está passando por um momento de ataque político, fake news e agora esse ataque cibernético. “A gente quer que a investigação nos de noção, depois que fizermos a ocorrência, de onde partiu esse ataque", disse.

O plano de saúde atende 215 mil pessoas e tem a maior rede hospitalar do Estado. Segundo Ayache, o ataque foi de grandes proporções, mas técnicos trabalharam para restabelecer o sistema, enquanto os atendimentos ocorrem normalmente, porém com lançamento manual das atividades.

Em nota, o hospital disse que até o presente momento, não foi constatado dano aos dados informáticos, contudo, houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado.

"No requerimento, foi solicitada a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática. O restabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade para a Cassems, especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados. A Caixa dos Servidores aguarda as investigações das autoridades competentes."

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias