Após pane por ataque hacker, site da Cassems volta a funcionar
Atendimentos foram lançados manualmente enquanto técnicos tentavam resolver problema
Após pane no site da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), devido a uma tentativa de ataque hacker, o sistema de agendamento e ouvidoria foi restabelecido ainda na tarde desta quarta-feira (13). A situação começou no início da madrugada. O hospital chegou a registrar um boletim de ocorrência virtual.
Mais cedo, o diretor-presidente Ricardo Ayache disse que a unidade está passando por um momento de ataque político, fake news e agora esse ataque cibernético. “A gente quer que a investigação nos de noção, depois que fizermos a ocorrência, de onde partiu esse ataque", disse.
O plano de saúde atende 215 mil pessoas e tem a maior rede hospitalar do Estado. Segundo Ayache, o ataque foi de grandes proporções, mas técnicos trabalharam para restabelecer o sistema, enquanto os atendimentos ocorrem normalmente, porém com lançamento manual das atividades.
Em nota, o hospital disse que até o presente momento, não foi constatado dano aos dados informáticos, contudo, houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado.
"No requerimento, foi solicitada a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática. O restabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade para a Cassems, especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados. A Caixa dos Servidores aguarda as investigações das autoridades competentes."
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.