Arrastão deixa carros com vidros quebrados em região de furtos frequentes
Os crimes ocorreram na terça-feira (7), na Rua Marquês de Lavradio, no bairro Jardim São Lourenço, região leste de Campo Grande
A terça-feira (7) foi marcada por furtos de objetos no interior de veículos estacionados próximo a uma academia na Rua Marquês de Lavradio, bairro São Lourenço, região leste de Campo Grande. Ao menos três ocorrências foram registrados na Polícia Civil e, segundo os moradores, casos como estes têm sido frequentes na região.
A gerente de farmácia Laísa Nascimento, de 29 anos, trabalha em um estabelecimento localizado nesta rua desde agosto do ano passado. Neste período, ela conta ter ficado sabendo de muitos casos semelhantes.
Há dois meses, segundo ela, dois carros estacionados na Rua Inácio de Souza no cruzamento com a Marquês de Lavradio foram furtados no mesmo dia, com diferença de horas entre um caso e outro.
A mesma situação foi observada na terça-feira (7), quando em um intervalo de menos de seis horas, três pessoas tiveram os vidros dos veículos quebrados e objetos furtados de dentro dos carros.
Um dos casos ocorreu por volta de 12h40. A vítima, de 43 anos, estacionou o Hyundai Tucson em frente a academia e quando retornou percebeu o vidro traseiro do lado esquerdo do veículo quebrado. A bolsa que estava no carro foi levada.
Entre 18h e 19h, a vítima foi uma jovem de 23 anos. Ela estacionou o Fiat Strada na Marquês de Lavradio e quando retornou do treino na academia percebeu o vidro do lado do motorista arrombado.
Neste caso, o ladrão fugiu levando uma mochila, a carteira com documentos, cartão e dinheiro, além de uma caixa de som da jovem. Os cabos de bateria do carro foram cortados pelo criminoso durante a ação.
Ainda por volta das 19h, outra jovem de 26 anos estacionou o Ford Ka próximo a academia e após 40 minutos foi informada por funcionário que o veículo dela tinha sido arrombado.
O vidro dianteiro do lado direito foi completamente quebrado e de dentro do carro conseguiram levar a carteira da vítima.
Laisa também ficou sabendo desses casos. “As pessoas ficam assustadas. A gente vem trabalhar e não tem estacionamento privativo então a gente fica com medo de deixar o carro em certos lugares", disse.
Declaração semelhante foi dada por outro comerciante, Allan Vilhalba, de 24 anos, que há três anos trabalha em uma doceria naquela rua e já foi vítima de ladrões.
O caso aconteceu há três meses. Ele conta ter deixado a motocicleta estacionada na Rua Inácio de Souza por volta das 23h. Após 30 minutos, a moto não estava mais lá.
“É uma situação chata. Você trabalha todo dia honestamente para no final perder a moto assim?”, lamenta. “Infelizmente, depender da polícia, do Estado, do governo é complicado, mas não vou ficar revoltado ou xingando”. Os comerciantes costumam orientar uns aos outros sobre cuidados que podem ser tomados.
Em relação aos furtos no estacionamento da academia não há testemunhas ou câmeras de segurança nas proximidades.
A academia emitiu nota aos alunos informando que “conforme previsto em contrato de adesão não se responsabiliza por objetos pessoais, tais como: bolsas, celulares, óculos ou demais objetos e pertences pessoais deixados no interior dos veículos”. Ainda segundo a nota, “trata se de um serviço de ordem pública e não somente de iniciativa privada”, finalizaram.
A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar sobre o caso. Em nota, eles ressaltaram a importância do registro dos casos nas delegacias porque por meio deles “é feita a organização e planejamento do policiamento preventivo e ostensivo”.
Ainda segundo a PM, o comandante da unidade responsável pela área foi acionado e respondeu que ainda não havia pedidos de reforço para este local em específico, mas que há “viaturas realizando policiamento na região diuturnamente”.
Eles também enviaram dicas de segurança.
* Estacionar em lugar movimentado e iluminado.
* Usar sistema de alarme, chave geral e correntes na direção.
* Evitar deixar objetos de valor no interior do carro.
* Evitar deixar pertences de valor e documentos no porta luvas .
* Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente à noite, observar pessoas suspeitas nas proximidades.
*Nunca reagir a assalto.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 996699563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.