Bebê que nasceu em banheiro de posto está em estado grave na UTI
O bebê que nasceu dentro do banheiro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, em Campo Grande, está internado em estado grave na UTI neonatal da Santa Casa. Segundo a assessoria do hospital, o bebê, que é uma menina, ficou pouco tempo na emergência e logo já foi encaminhado para a UTI.
O hospital não pode dar detalhes sobre o quadro clínico do bebê, mas afirmou que a mãe, que está internada na enfermaria, acompanha a criança nos horários permitidos de visita.
O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (5), quando uma jovem de 26 anos foi a UPA com dores renais e diarreia. Conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a mãe não sabia que estava grávida. Ela chegou ao posto de saúde sentindo fortes por conta de uma suposta crise renal, passou pela triagem e depois ficou aguardando atendimento médico na sala de espera.
Em certo momento, ela foi ao banheiro e em seguida começou a gritar pela mãe, pedindo socorro. A mãe saiu correndo para ajudar a filha, viu a criança dentro do vaso e chamou as enfermeiras. Segundo a Sesau, apesar de estar atendendo um paciente com parada cardíaca, o médico plantonista conseguiu salvar o bebê que nasceu de 7 meses.
Os nomes dos pacientes não puderam ser divulgados por conta do sigilo de prontuário. A DPCA (Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente) esteve na unidade de saúde para colher maiores informações.