Bicicletas compartilhadas vão rodar das 5h às 23h na Capital
Prefeitura abriu cadastro para empresas interessadas em implantar sistema e estações de embarque
Anunciado em novembro de 2023, o sistema de bicicletas compartilhadas da Capital está mais perto de ser implementado. Nesta segunda-feira (15), a prefeitura publicou o decreto que regulamenta o sistema. De acordo com as regras, o serviço será prestado por empresas selecionadas e vai funcionar das 5h às 23h com cobrança de tarifa, que ainda será definida.
O decreto informa que está aberto o cadastramento das empresas interessadas em prestar o serviço, porém o edital ainda será lançado. Haverá um processo de seleção e o contrato de prestação do serviço deve ter vigência de no mínimo 5 anos, podendo ser prorrogado.
O sistema terá bicicletas tradicionais e elétricas e a empresa deverá disponibilizar um canal gratuito de atendimento 24 horas por dia. O decreto prevê ainda regras para os tipos de veículos.
A operadora cadastrada poderá propor a instalação de estações de bicicletas e bicicletas elétricas em áreas públicas por meio de apresentação de estudo que será avaliado mediante critérios técnicos e de conveniência administrativa pela prefeitura. São destinados para este fim a calçada, o canteiro, as praças, os parques e a faixa de estacionamento da via.
A empresa cadastrada será responsável e arcará com todos os custos de implantação, manutenção e eventual realocação ou remoção de estações, desde que acordado entre as partes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.