Capital lança calendário especial de atividades para mês da mulher
Ações acontecem a partir desta segunda, nas sete regiões e dois distritos de Campo Grande, até dia 27
Campo Grande lançou nesta segunda-feira (4) o calendário especial de atividades voltadas às mulheres. As ações são para estimular e debater questões destinadas ao público no mês de março. Além da apresentação das atividades, também foi lançado o livro “Com a Palavra, as Mulheres”.
Entre as ações do mês estão rodas de conversas, cursos, palestras, encontro com mulheres 60+, oficinas de confecção de ovos de páscoa e de artesanato.
A Subsecretaria de Políticas para Mulheres, Carla Stefanini, ressalta que o conteúdo do livro foi feito com depoimento de 14 mulheres, atendidas pela Casa da Mulher Brasileira. Segundo ela, com o material é possível entender como as políticas públicas, quando bem executadas, podem ajudar as vítimas de violência. “O depoimento mostra como elas foram atendidas, que conseguiram justiça por meio do atendimento”.
O livro é de autoria da Subsecretaria e organizado pela psicóloga social Márcia Paulino e a jornalista Sara de Oliveira Lucas. No lançamento, a prefeita Adriane Lopes (PP), Ressaltou que as ações do calendário acontecerão nas sete regiões da Capital e dois distritos, até dia 27 de março.
“A nossa subsecretaria de políticas públicas vai estar levando informação para as nossas meninas matriculadas na rede pública municipal, fortalecendo esse posicionamento, esse combate à violência, mas já preventivamente. Nós vamos levar para a rede pública municipal para as meninas e os meninos também, garantindo que eles cresçam já sabendo desse direito e também saibam se proteger no momento oportuno, se for necessário”
Manuela Nicodemos Bailosa, Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, pasta ligada à Secretaria de Estado da Cidadania, explica que o estado também vai lançar, nos próximos dias, um calendário especial para as mulheres.
“O machismo patriarcal não foi derrotado, o que significa que a violência de gênero contra as mulheres continua marcando a vida de todas as mulheres. A cada passo, a cada avanço de políticas públicas para as mulheres, conquistas dos marcos legais, leis, a sociedade também, principalmente os homens vão se organizando para poder nos enfraquecer, tirar nossa vida com crueldade, com misoginia”.
Selo - No evento, também foi entregue um selo de compromisso com a igualdade de gênero, para empresa "amigas das mulheres". Na ocasião, a Digix recebeu o reconhecimento pelas praticas aplicadas internamente. Segundo a Ceo da empresa de desenvolvimento de software, Suely Almoas, dos 821 funcionários 519 são mulheres. Já quanto a posição de mulheres na chefia, dos 33 cargos de alta patente, 23 são ocupados por mulheres.
"Estamos há 22 anos em Camapo Grande,a experiencia tem sido muito boa tanto para mulheres quanto para empresas. A produtividade melhororou porque se sentiram acolhidas. E é o que as mulheres precisam".
A empresa conta com comitê contra o assédio e comitê de diversidade e inclusão. Suelly acrescenta que a empresa foi primeira no estado a oferecer licença menstrual.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.