Casal denuncia “amigo” por agiotagem após empréstimo de R$ 55 mil
O autor teria percebido que a vítima estava com dificuldade financeira e então ofereceu o empréstimo
Na tarde desta sexta-feira (24), um casal, de 35 e 28 anos, procurou a Polícia Civil para informar que estava sendo ameaçado e perseguido por um conhecido que emprestou R$ 55 mil a eles. O caso aconteceu na região do Bairro Jardim das Nações, em Campo Grande.
Segundo o relato do casal à polícia, o homem de 34 anos era personal trainer de uma das vítimas, e viu que ela estava com dificuldade financeira.
Toda essa situação aconteceu em março de 2022, mas no mês de julho do mesmo ano, após alguns pagamentos, o autor disse que queria mais dinheiro, e que as vítimas tinham que pagar. Com a recusa dos juros abusivos, o personal trainer teria começado a perseguir e ameaçar as vítimas. Como prova, o casal entregou um pendrive com áudios, vídeos de câmeras de segurança e fotos.
As vítimas contaram ainda que quase todos dias, o autor vai a sua residência, danifica portão, cola fitas e fica parado com veículo na frente ou próximo ao local. O autor chegou a fazer ameaças ao casal, alegando ter amigos policiais e bandidos. E por vezes teria impedido o casal de sair de casa.
Agiotagem - O termo agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em lei, cuja prática de cobrança é considerada crime contra a economia popular, para quem comete esse crime a pena é prevista de 6 meses a 2 anos de detenção e multa.
O casal foi até a Cepol (Centro de Polícia Integrado), onde fez a denúncia e o caso foi registrado como perseguição. Os dois também optaram em fazer a representação criminal contra o autor.