Católicos abrem Campanha da Fraternidade inspirada em Irmã Dulce
Edição deste ano tem foco na compaixão e cuidado com o próximo
Missa celebrada no ginásio poliesportivo Dom Bosco, na manhã deste domingo, inaugurou a Campanha da Fraternidade 2020, em Campo Grande. O tema desta edição é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O foco da ação, realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), é inspirado na brasileira Irmã Dulce, canonizada no ano passado como Santa Dulce dos Pobres.
A santa missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom Dimas Lara Barbosa e celebrado em conjunto com bispo emérito Dom Vitório Pavanello, pelo bispo auxiliar, dom Mariano Danecki, e por sacerdotes diocesanos e religiosos. Fiéis de todas as regiões de Mato Grosso do Sul participaram da celebração e lotaram o local.
Em sua homilia, dom Dimas conclamou todos a assumirem as atitudes samaritanas de parar, ver, compadecer e cuidar de tantas pessoas que precisam de nossa compaixão, de apoio espiritual, material, da escuta amiga e misericordiosa que alivia o sofrimento.
Grande exemplo é a Santa Dulce dos Pobres, inspiradora desta Campanha, que com sua vida testemunhou o amor ao próximo menos favorecido e suas obras sociais continuam esta missão.
O gesto concreto desta Campanha será realizado em cada comunidade/paróquia através das diversas atividades das pastorais sociais. Em nível diocesano, será oferecido o Ministério da Escuta, serviço de acolhida e escuta com ênfase na prevenção ao suicídio, essencialmente.
Nos próximos meses, o tema da Campanha da Fraternidade deverá se tornar assunto de audiência pública na Cúria Metropolitana. A arquidiocese de Campo Grande também pretende firmar uma parceria com a Casa da Mulher Brasileira para a produção de uma série de vídeos mostrando a realidade da mulher que sofre violência.
Confira a galeria de imagens: