Chuva afasta população, mas vacina da gripe está disponível neste fim de semana
CRSs dos bairros Aero Rancho, Tiradentes, Coophavila e Nova Bahia disponibilizam também imunização contra sarampo
Hoje e amanhã, os quatro CRS (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande vão receber a população prevista para ser vacinada contra gripe e também contra o sarampo. O serviço começa às 6h e segue até às 18h.
Nesta manhã, no bairro Tiradentes, a procura pela imunização era baixa, talvez devido a chuva. Desempregado, Paulo Pereira, 56 anos, que é motorista, disse que acredita que o tempo fechado colaborou para que filas não se formassem no CRS do bairro.
“Minha carteira de vacinação está sempre em dia e acho importante me cuidar. Todas as vezes que tem campanha, eu participo”.
Representante comercial, Luiz Roberto de Amaral, 55, diz que “roda o Estado”, por causa da profissão e que sempre que encontra alguma ação ou campanha pelas estradas, faz questão de participar. Na vacinação contra gripe, não é diferente e ele conta que a imunização não demorou nem dois minutos devido a baixa procura desta manhã.
Já João Francisco Silva Souza, de 54 anos e sua esposa saíram do local sem serem imunizados por não terem a idade mínima necessária, que é 55. Eles foram tentar tomar a vacina, mas não conseguiram.
“Em 2018 eu consegui tomar e de lá pra cá nunca mais tive gripe forte, então toda vez que tenho oportunidade de me vacinar, eu tento. É prevenção, mas hoje não consegui”, lamentou.
Estão sendo vacinadas as gestantes, os adultos de 55 a 59 anos e profissionais de segurança e salvamento, grupos que ainda não atingiram os 50% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Mas também fazem parte do grupo de risco estabelecido, crianças de até cinco anos de idade, trabalhadores da área da saúde, puérperas, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas com deficiência, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo e pessoas com comorbidades.
Já com relação ao sarampo, são imunizadas pessoas de 20 a 49 anos de idade, além de crianças entre seis meses e um ano de idade.
As vacinas estarão disponíveis no CRS Aero Rancho (Avenida Rachel de Queiroz, S/N), CRS Tiradentes (Avenida José Nogueira Vieira, 389), CRS Coophavilla (Rua da Península, S/N) e no CRS Nova Bahia (Avenida Sr. do Bonfim, s/n).