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Capital

Clientes sofrem golpe de "empresas fantasmas" em aplicativo de comida

Pelo aplicativo golpistas vendem o produto mas o pedido não chega nem ao consumidor nem para o restaurante.

Mirian Machado | 19/01/2021 17:53
Clientes sofrem golpe de "empresas fantasmas" em aplicativo de comida
Aplicativo de comida delivery afirma que os estabelecimentos denunciados são automaticamente bloqueados na plataforma(Arquivo)

Clientes e consumidores tem relatado que sofreram um golpe através do aplicativo de comida 99Food. Segundo relatos feito nas redes sociais, empresas tem perfis clonados e os golpistas acabavam vendendo o produto pelo aplicativo, porém o pedido não chega nem ao consumidor nem para o restaurante.

Em uma das histórias contadas na página Aonde Não Ir em Campo Grande, Max Barbosa  alerta os clientes do restaurante de sua esposa sobre o golpe. Ele conta que página da loja foi clonada, assim como o cardápio completo. “Tivemos ao menos 6 clientes que relataram o problema, pedidos confirmados pelo app e não entregues. Um deles fez o pedido de madrugada e nós nem abrimos esse horário”, diz a publicação.

Ao Campo Gande News, o rapaz contou que o restaurante estava desativado no aplicativo e que após o ocorrido pediu rescisão de contrato. "Fiquei a madrugada toda com o celular da loja para dar uma satisfação, porque ainda teve gente ligando para reclamar e as pessoas não tem culpa", explicou.

O rapaz ainda afirma que tomou providências pedindo a exclusão do restaurante do aplicativo, além de reembolso dos clientes, porém o 99Food teria informado que reembolso é pelo próprio aplicativo. “Para garantir, tirei todos os itens do cardápio e os horários de funcionamento. Trata-se de uma falha grave de segurança do aplicativo. Não sabemos de fato se é só uma clonagem de restaurante ou se querem clonar também dados dos cartões dos clientes”, conclui.

Na mesma publicação, outra pessoa confirmou que também desconfiou da situação, mas não foi lesada por ter feito o pedido com pagamento em dinheiro. “Eu também fiz a denúncia do mesmo restaurante. Não cheguei a ser lesado porque pedi pagamento em dinheiro, mas fiz minha parte em denunciar”, escreveu.

Uma mulher explicou que também sofreu o golpe. Ela pediu um produto em um estabelecimento e não recebeu, porém o valor foi descontado do cartão. Ela então entrou em contato com o aplicativo para pedir o ressarcimento. “Mostrei a página verdadeira que emitiram um comunicado que não estão atendendo pelo aplicativo”, relata.

Ao menos quatro estabelecimentos foram citados nas redes sociais por clientes que foram vítimas.

Em nota, a "99Food esclarece que estabelecimentos denunciados são automaticamente bloqueados na plataforma. Além disso, coloca em prática processos periódicos de  auditoria dos restaurantes parceiros. 

 Em situações como essa, consumidores devem reportar imediatamente na Central de Atendimento dentro do próprio app ou através do 0300 313 0099, que possui atendimento 24h. A empresa dará orientações de como proceder de acordo com as diferentes solicitações. 

 A 99Food colabora para tornar o ecossistema de alimentação mais acessível e está empenhada em garantir que os clientes tenham uma boa experiência através de um atendimento dedicado e uma rápida resolução.”

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