Com 250 animais resgatados por mês, CCZ faz campanha contra abandono
Hoje de manhã os servidores realizaram uma blitz educativa com panfletagem para conscientizar motoristas e pedestres sobre o tema
“Vai ter coragem de me deixar sozinho aqui?” Com esse slogan, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal) lançou nesta quinta-feira (5) a 1ª campanha “Dezembro Verde” para chamar a atenção da população sobre o aumento de casos de abandono de animais. Em dezembro, mês que muita gente está de férias, o número de bichos de estimação abandonados aumenta muito.
Segundo o CCZ, não há números oficiais sobre animais vivendo em situação de rua, no entanto, o órgão chega a receber uma média de 200 a 250 animais (entre abandonados ou perdidos) por mês. Hoje de manhã os servidores do órgão realizaram uma blitz educativa com panfletagem no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho.
A dona de casa Ana Cristina Vieira, 51 anos, aprovou a ideia. Ela mora no Bairro Santo Amaro e constantemente se depara com animais abandonados na rua. “Isso corta o coração. A gente dá água, comida, mas mesmo assim é muito triste. Torço pra que eles encontrem um lar. Só não levo para a casa porque tenho um pitbull”, ressaltou.
Apaixonada por animais, a tia de Ana Cristina, Ivanir Barros, 68 anos, disse que trata os seus cachorros como criança. “Não é todo mundo que tem bom coração. Tem gente que trata animal como se ele fosse descartável”, lamentou.
Considerado crime, o abandono de animais ainda é um problema recorrente. Muitas pessoas abandonam seus animais nas ruas, em locais afastados, estradas e até trancados dentro de casa sem alimento e água suficiente enquanto saem para viagens de férias.
"Pai de 12 cachorros", o cozinheiro Reginaldo Lima Gomes, 38 anos, fica com o coração partido toda vez que encontra um animal sem dono na rua. "Esses dias evitei que um cão fosse atropelado. Como não tinha como levar para a casa, o deixei no CCZ. Quem tem amor não consegue abandonar um animalzinho", contou.
Segundo a veterinária Ana Paula Nogueira, a campanha quer conscientizar a população de que o abandono é crime e caso de saúde pública, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte. "As pessoas têm que denunciar. Quem for identificado por ter abandonado ou maltratado um animal será punido", alertou.
Todo animal encaminhado ao CCZ passa por exames e recebe medicamentos, se houver necessidade. Somente ocorre eutanásia em situação de sofrimento extremo dele ou risco à saúde da população. No próximo sábado (7) o órgão irá fazer, das 9h às 16h, uma ação com adoção de cães e gatos, distribuição de brindes e atividades infantis. O Centro de Controle de Zoonoses fica na Avenida Senador Filinto Müler, nº 1601 – Vila Ipiranga. Denuncias sobre abandono e maus-tratos de animais podem ser feitas pelo telefone 67 3313-5000.