ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com ampliação de público, vacinação contra gripe ganha maior adesão na Capital

Nesta 1ª fase da campanha, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde podem se vacinar

Guilherme Correia e Cleber Gellio | 07/04/2022 12:09
Movimentação na UBS 26 de Agosto, nesta manhã, para vacinação contra influenza. (Foto: Marcos Maluf)
Movimentação na UBS 26 de Agosto, nesta manhã, para vacinação contra influenza. (Foto: Marcos Maluf)

A vacinação contra a influenza (gripe) foi ampliada nesta quinta-feira (7) a pessoas acima dos 60 anos, em Campo Grande, e a movimentação já se tornou bem maior nos postos de saúde que aplicam as doses de imunizante antigripal.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), há mais de 80 mil idosos, nesta faixa etária, em todo município, além de 22 mil profissionais de saúde. A pasta informou ao Campo Grande News que será divulgado balanço de quantas pessoas foram imunizadas, somente na próxima semana.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Bairro São Francisco, havia várias pessoas em busca de se proteger contra o vírus.

O aposentado Boaventura Baptista, de 85 anos, relata que já poderia ter tomado desde o começo da campanha, na segunda-feira, mas só teve tempo hoje.

Ele veio acompanhado da filha, a analista de sistemas Marta Baptista, de 49 anos, que ressalta a importância em manter os cuidados de saúde, por meio da imunização, especialmente por conta de comorbidades que o pai tem.

Marta explica que o pai tem glaucoma e pressão alta e, por isso, a vacina torna-se fundamental para evitar agravantes e manter a saúde. "A gente está sempre em cima dele para cuidar da saúde. Temos que cuidar como se fosse criança."

A professora de música Wanda Liria Azambuja, de 71 anos, veio acompanhada do filho, o vendedor André Azambuja, de 42 anos. Ela diz que "com certeza a vacina é eficaz" e garante que se imuniza todos os anos.

Wanda também ressalta a importância das vacinas em geral, e afirma que já recebeu a quarta dose do imunizante contra a covid-19.

Campanha de vacinação contra influenza tem grupos prioritários definidos e teve início na segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)
Campanha de vacinação contra influenza tem grupos prioritários definidos e teve início na segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)

Desde o começo deste ano, a variante Darwin do vírus influenza fez crescer o número de óbitos pela doença - até agora, já são 88 óbitos mapeados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), em território sul-mato-grossense.

O atual fármaco, produzido pelo Instituto Butantan, traz proteção para esta mutação, diferente da vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no ano passado.

Campanha - Conforme a Sesau, 62 postos vacinam contra a gripe em Campo Grande e a partir de 3 de maio, as crianças de seis meses a menores de cinco anos serão incluídas, junto a outros grupos.

No entanto, no público infantil que recebeu ao menos uma dose da vacina contra influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve ser considerado o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Os demais grupos a serem vacinados, entre 3 de maio e 3 de junho, são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias