ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Alistamento feminino já tem 4 candidatas por vaga em Campo Grande

Com incorporação prevista apenas em 2026, alistamento segue até 30 de junho

Por Jéssica Fernandes | 04/02/2025 16:03
Alistamento feminino já tem 4 candidatas por vaga em Campo Grande
Tenente Fernanda Villalba, que tem família no Exército e quis também viver a experiência (Foto: Henrique Kawaminami)

Em Campo Grande, 399 mulheres realizaram o alistamento militar voluntário no período de um mês. O CMO (Comando Militar do Oeste) divulgou, na tarde desta terça-feira (4), o balanço que pegou dados do dia 1º de janeiro até 3 de fevereiro deste ano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, 399 mulheres se alistaram voluntariamente no CMO em um mês, mas apenas 99 vagas estão disponíveis para 2026. As oportunidades são para administração, Hospital Militar e Colégio Militar. O alistamento feminino, diferente do masculino, é voluntário e segue até 30 de junho para jovens que completam 18 anos em 2025. O processo pode ser feito presencialmente ou online. As selecionadas servirão por um ano e depois ficarão na reserva não remunerada, com apresentação anual obrigatória.

Apesar da adesão expressiva, apenas 99 vagas foram abertas para as jovens de Campo Grande pelo CMO. Essas vagas estão distribuídas entre base de administração e apoio (60 vagas), Hospital Militar (12), e Colégio Militar (27). A previsão é que as jovens aprovadas ingressem em 2026 no serviço militar. Além dessas vagas em Campo Grande, também estão previstas vagas para a marinha nas cidades de Corumbá e Ladário, porém a quantidade ainda não foi informada.

Ao contrário do alistamento masculino, que é obrigatório, as jovens que completarem 18 anos em 2025 poderão incorporar às Forças Armadas como voluntárias. Até então, as mulheres ingressavam como militares de carreira, mediante aprovação em concurso público, ou como militares temporárias, por meio de seleção conduzida pelas Regiões Militares.

Como se alistar - O alistamento voluntário segue até 30 de junho para as mulheres que completam 18 anos em 2025. Em Campo Grande, o processo é realizado na as 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira, na Junta Militar, localizada na Rua Antônia Maria Coelho, 300. Para participar, é necessário levar um documento oficial com foto, com o CPF, além de comprovante de residência.

Outra alternativa é fazer o procedimento online, por meio do site alistamento.eb.mil.br.

Fases - As militares prestarão serviço por um ano e poderão ficar na reserva não remunerada depois disso, tendo que se apresentar anualmente de forma on-line por quatro anos e presencialmente no quinto e último ano de vínculo relacionado à seleção que está em andamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias