ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Com foco no meio ambiente, Campo Grande sedia fórum de proteção florestal

Evento será realizado até quinta-feira (21), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Por Gustavo Bonotto e Alison Silva | 18/09/2023 19:21
Palco do evento, sediado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. (Foto: Juliano Almeida)
Palco do evento, sediado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. (Foto: Juliano Almeida)

A partir de hoje (18), Campo Grande sedia a reunião anual da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), traduzida para União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal. O evento, cujo tema busca estratégias para gerir a saúde florestal nas plantações, é voltado para pesquisadores, profissionais das empresas florestais e acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo e segue até quinta-feira (21).

Pela primeira vez do Brasil, o congresso busca ampliar a compreensão dos aspectos ecológicos e florestais. Entre os países participantes estão África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Nova Zelândia e Uruguai.

Para o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, o fórum compactua com as iniciativas do Governo do Estado. No evento, foi assinado um termo de acordo de cooperação que institui a rede de excelência em qualificação profissional.

"Tínhamos que montar uma escola florestal em Mato Grosso do Sul para ver as competências que temos. Percebemos que o que faltava era uma grande governança dessas competências e olhar para o futuro. Agora, vamos instituir uma área de capacitação", disse.

O secretário Helio Daher, ao lado de Jaime Verruck. (Foto: Juliano Almeida)
O secretário Helio Daher, ao lado de Jaime Verruck. (Foto: Juliano Almeida)

Já o professor e organizador do evento, Carlos Frederico Wilcken, acha oportuna a iniciativa sul-mato-grossense e destaca que a proposta de trazer parte do evento para o estado foi formulada para ampliar a presença brasileira na temática.

"Nós do Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) queremos deixar o estado cada vez maior. Temos já inscritos pesquisadores de 14 países, principalmente Austrália, África do Sul, pesquisadores de Oxford, Florida, Israel. Queremos mostrar nossas pesquisas e tecnologias e trocar experiência com eles."

Uma das propostas é apresentada por Irene Barnes, da África do Sul, onde 15 mil cientistas e organizações visam desencolamento e cooperação para países subdesenvolvidos com dinheiro e capacitação profissional, educação florestal e igualdade de gênero no setor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias