Com geladeira estragada em plena campanha, unidade de saúde suspende vacinação
Pacientes estão sendo remanejados para vacinar na USF Batistão e na USF Tarumã
A UBS (Unidade Básica de Saúde) Coophavilla II suspendeu a vacinação após problema elétrico na geladeira que armazena os imunizantes. A situação ocorre em plena campanha contra a influenza (gripe), que iniciou na segunda-feira (3).
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a medida foi tomada para evitar perda de doses. Os pacientes estão sendo referenciados para vacinar na USF Batistão e na USF Tarumã, por serem próximas.
Ainda não há previsão de retorno, já que a equipe da secretaria foi nesta terça-feira (4) fazer a inspeção.
Diante do cenário, a Sesau ressalta sobre outras 74 unidades básicas e de saúde da família com salas de vacina.
Campanha – Iniciou ontem a campanha de vacinação contra a gripe. Os grupos que podem se vacinar incluem: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças entre 6 meses e menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades.
Pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Expectativa da Sesau é vacinar 200 mil pessoas do grupo prioritário. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.