Com limite diário, Ecoponto da Capital começa a funcionar no Zé Pereira
Unidade receberá até um metro cúbico de lixo, por pessoa, diariamente
A partir de hoje, moradores de Campo Grande vão poder fazer o descarte de materiais inservíveis, como móveis, eletrodomésticos, recicláveis, além de galhos e sobras de podas de árvores, no primeiro Ecoponto da cidade. O espaço foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (26), no bairro Zé Pereira.
A obra, localizada na Rua Sagarana, esquina com a Avenida Professor José Barbosa Hugo Rodrigues, é a primeira de cinco que serão entregues pela Solurb, empresa responsável pela coleta e tratamento de lixo da Capital.
No terreno de 3.651 m², serão permitidos o descarte de até um metro cúbico (ou 650 quilos) de lixo, diariamente, por pessoa. Durante a inauguração, o superintendente executivo do Consórcio CG Solurb, Elcio Terra, ressaltou que o local estará à disposição apenas da população e não de empresas.
“O fundamento do local é atender o lixo residencial e não comercial. As empresas que são contratas, ou caçambas de entulho, já têm o seu fim destinado e esse não é aqui”, esclareceu. Elcio afirmou ainda, que os locais onde os ecopontos funcionarão foram escolhidos com base na “disponibilidade de terrenos públicos e de uma forma que atenda, do melhor jeito possível, toda a população”.
Batizado como “Ecoponto Panamá”, o centro de destinação funcionará das 8h às 18h. Também esteve presente na inauguração o secretario de governo do município, Antônio Lacerda, que ressaltou a facilidade e benefícios que o espaço oferece. “É só trazer aqui que a Solurb dará o destino certo”, afirmou ele. O lixo será recolhido ao menos uma vez por dia e encaminhado para uma das unidades de coleta e tratamento da empresa.
As outras quatro unidades previstas no contrato de concessão dos serviços de coleta de lixo serão implantadas nos bairros Parque do Lageado, Nova Lima, Jardim Noroeste e União.