ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com MS líder de mortes por excesso de peso, evento debate nutrição e gordofobia

Congresso será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, em Campo Grande

Aline dos Santos | 09/09/2023 17:08
Com MS líder de mortes por excesso de peso, evento debate nutrição e gordofobia
“O mundo enfrenta uma múltipla carga de má nutrição", afirma Anderson Holsbach. (Foto: Reprodução)

A primeira edição do Conut-MS (Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul) vai discutir de “gordofobia” ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, em Campo Grande.  Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional de mortes que podem ser atribuídas à obesidade.

A programação inclui cursos na Escola de Saúde Pública, palestras no Teatro Glauce Rocha e atividades no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

No dia 4, os minicursos vão das 8h às 12h e das 13h às 17h na Escola de Saúde Pública. À noite, no Teatro Glauce Rocha, acontece a palestra “As interfaces da Nutrição frente à Promoção da Saúde: alinhando ciência e prática”, ministrada por Vanille Pessoa

Nos dias 5 e 6, as palestras acontecerão no bloco Multiuso, na UFMS. A “Gordofobia e o estigma do peso” serão discutidos na palestra de Erick Cuzziol, conhecido como o “nutricionista gordo”.

Perigos – De acordo com a Asman (Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição), Mato Grosso do Sul é sexto no ranking nacional de custo atribuível ao excesso de peso e obesidade no Brasil e o 1º em mortes atribuíveis ao excesso de peso.

“O mundo enfrenta uma múltipla carga de má nutrição, onde a população está exposta à obesidade, doenças crônicas, desnutrição e carências nutricionais, em decorrência da insegurança alimentar e nutricional que se instala cada vez mais devido à precariedade dos nossos sistemas alimentares atuais. Profissionais, estudantes e pesquisadores enfrentam desafios diários na busca por soluções individuais e coletivas para enfrentar esse cenário”, afirma o presidente da Asman, Anderson Leão Nogueira Holsbach.

 Receba a notícia no momento da publicação. ‎Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias