Com promessa de universalizar esgoto na Capital, concessionária amplia estação
Foram inaugurados dois reatores na ETE do Los Angeles, que ampliarão em 20% a capacidade de tratamento
Dois novos reatores biológicos da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na região do Bairro Los Angeles, que atende quase toda a cidade, foram inaugurados nesta manhã (24), pela concessionária responsável por tal serviço em Campo Grande, a Águas Guariroba, em parceria com a prefeitura municipal.
A estação será ampliada em 20%, passando de 900 litros por segundo para 1080, com investimento avaliado em R$ 16 milhões. Segundo o diretor-executivo da empresa, Gabriel Martins Buim, o custo se dá por conta das tecnologias utilizadas na obra. “[Os reatores] ampliam a capacidade de receber esgoto gerado em novas redes. É uma tecnologia importada de aço vitrificado, um sistema que vem pronto, você só monta, ganha eficiência, e tem a mesma eficácia do concreto”.
A empresa tem obrigação definida por lei, baseada em licitação, de garantir a “universalização” do esgoto a toda Capital. Atualmente, cerca de 83% da população campo-grandense tem acesso a esse serviço e a previsão é de que as famílias que estão à margem do fornecimento de saneamento básico, obrigatório por constituição, sejam incluídas até 2026.
Conforme você expande a rede, precisa ter a expansão para possibilitar a aplicação e cobertura de rede. Neste ano, será aproximadamente 80 quilômetros de rede de esgoto, atendendo cerca de 25 mil famílias”, diz Buim.
Para as próximas obras já previstas, há criação de nova ETE que atenderá os bairros Nova Lima, Colúmbia e Anache.
Segundo o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, a ampliação de tais estruturas, responsáveis pelo tratamento de 90% do esgoto coletado em Campo Grande, possibilitará que haja maior captação de esgoto, ou seja, fornecendo esse serviço a casas que não tinham rede anteriormente.
“Isso beneficia toda a cidade. É um compromisso em contrato, todo esgoto coletado é tratado. Muitas cidades isso não ocorre, mas aqui, todo esgoto coletado é tratado em estação”, finaliza.