Corredor aumentou velocidade de ônibus e agilizou rotina de 4,2 mil passageiros
Usuários comemoram rapidez no trecho das ruas Guia Lopes e Brilhante até o Terminal Bandeirantes
A velocidade média de 45 ônibus aumentou e, agora, agiliza a rotina de mais de 4,2 mil passageiros que circulam diariamente nas cinco estações da Rua Brilhante. A reportagem embarcou em um ônibus da linha 080 na Avenida Afonso Pena. Do início do corredor exclusivo na Rua Guia Lopes, passando pela Brilhante até o Terminal Bandeirantes são 3,5 quilômetros percorridos em apenas 8 minutos, durante o início da manhã desta quarta-feira (20).
Sem ter que desviar de carros e motos, desde ontem (19), os ônibus transitam à vontade, dando espaço apenas a veículos que acessam as casas e comércios, ambulâncias e aqueles que precisam pegar a faixa para fazer a conversão nos cruzamentos.
Como previsto pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o corredor aumenta a velocidade média dos ônibus de 16 quilômetros por hora para aproximadamente 24 km/h ao longo de todo o trajeto e reduz em até 30% o tempo de viagem. Em alguns trechos, o ônibus chega a fazer 29 km/h, durante o início da manhã, conforme monitorado por aplicativo de mobilidade.
No terminal, motoristas e passageiros que descem dos ônibus não escondem a satisfação de chegar mais rápido, segundo o vendedor autônomo José Roberto de Melo, de 48 anos.
Os motoristas estão contentes com o corredor, falando que melhorou muito e os passageiros também. Eles sempre comentam que estão sentindo diferença no tempo do percurso e que estão mais fácil para transitar”, revela José.
Nos horários de maior movimento, também ficou comprovada a agilidade que o corredor trouxe ao transporte coletivo, na avaliação do atendente de farmácia Wagner Silva, de 51 anos.
Ele passou pelo corredor pela primeira vez às 19h40 de ontem, na linha 81, quando seguia do Centro ao Bairro Guanandi.
Foi tranquilo. Todos desceram normalmente na estação e todo mundo até comentou como que ficou mais rápido o trecho entre a Guia Lopes e o terminal Bandeirantes”, contou Wagner.
Sobre as críticas de quem ainda não entendeu os benefícios do corredor para o transporte coletivo, Wagner lembra que as mudanças causam mesmo estranhamento no começo.
“É normal as pessoas estranharem a mudança, mas têm que se acostumar. Foi a mesma coisa quando mudou do passe de papel para cartão. Fizeram até abaixo assinado pedindo pra não mudar. Hoje em dia, a gente usa o cartão normalmente. Hoje, não uso dinheiro e nem cartão mais para comprar um salgado aqui no terminal. Uso pix. As mudanças são assim, o pessoal tem que se adaptar”, comenta Wagner, esperando o próximo ônibus no Terminal Bandeirantes.
Esperando o ônibus para ir ao Bairro Batistão, a dona de casa Suzimeire Gonçalves dos Santos, de 50 anos, também opina sobre o novo corredor.
Se melhorou para o passageiro, é bom. A gente quer melhoras e não piora. Eu uso ônibus para levar minha filha ao psicólogo na escola, duas vezes por semana”, comenta Suzimeire.
Ao todo, serão mais de 54 km de corredor de ônibus em Campo Grande, com a obras em andamento e projetos da prefeitura. Desempregada, a jovem Joice Pio Alfredo, de 18 anos, tem usado o transporte coletivo somente quando precisa ir para um bairro distante ou ao Centro.
Acho que os corredores são bons. Acho que está mais rápido, porque o trânsito é ruim para o ônibus”, opina Joice, que mora no Bairro Estrela Dalva.
Na Rua Brilhante, os 45 ônibus que transitam diariamente são de seis linhas: Caiobá/Aero Rancho, Centro/Santa Emília, Centro/Lageado, Aero Rancho/General Osório, Bandeirantes/Nova Bahia e Aero Rancho/Nova Bahia.
Da Guia Lopes até o Terminal Bandeirantes, diversas placas e sinalização horizontal indicam como os condutores devem transitar, respeitando as leis.
Como entrar no ônibus - Os antigos pontos de ônibus do lado direito da via não são mais usados e os agentes de trânsito estão ali para alertar e orientar os passageiros, além de evitar que condutores estacionem no corredor de ônibus.
As estações de embarque ficam no meio da via. Para acessá-las e esperar os ônibus, os passageiros devem usar as faixas de pedestres que ficam junto às estações. Quem desce do coletivo, deve fazer o mesmo trajeto, usar as faixas para seguir para algumas das calçadas.
As estações têm 11 tomadas que os passageiros podem usar para carregar celulares e outros equipamentos eletrônicos, além de iluminação e guard rail. Grades também garantem a segurança de quem transita entre a faixa e a estação.
Mais corredores - O projeto de mobilidade urbana, aprovado em 2009, prevê a implantação de corredores exclusivos para a circulação dos ônibus entre os terminais Guaicurus/Morenão (corredor Sul); Morenão/General Osório e Nova Bahia (corredor Norte), passando pelo Centro da cidade e o Corredor Sudoeste, interligação dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes com o Centro da cidade e também no sentido inverso.
A execução do projeto começou pelas ruas Guia Lopes e Brilhante, que integram o corredor Sudoeste. Os demais estão em obras ou nas fases de preparativos para construção.